Assembléia lança Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Piracicaba


09/05/2001 14:02

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado estadual Roberto Morais (PPS), foi lançada hoje, 9/5, a Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Piracicaba, que tem o objetivo de provocar o envolvimento do Legislativo estadual na discussão ambiental e uso racional dos recursos hídricos, definindo políticas públicas e ações concretas em defesa da bacia hidrográfica mais degradada do Estado.

O que mais tem preocupado a população da região é a implantação iminente da Usina Termelétrica Carioba II, no município de Americana. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) mostram que a usina vai tornar-se a segunda maior fonte poluidora da região. O professor Paulo Jorge Figueiredo explicou que, além dos problemas respiratórios que poderá causar à população, a usina vai consumir 412 litros de água por segundo, sendo que a maior parcela dessa vazão evapora, não retornando ao rio.

Figueiredo, que não é contra a instalação de termelétricas, justificou que o problema, neste caso, é o local onde ela será instalada: "Não dá para instalar uma usina numa região comprometida e densamente habitada."

O presidente do Parlamento paulista, deputado Walter Feldman, falou que a criação da frente mostra "a abertura à luta política do Estado, sintonizada na causa comum, em parceria com a sociedade civil para que as soluções sejam mais acertadas".

Para o deputado federal João Herrmann (PPS-SP), presente ao evento, "não vale a pena crescer se não tivermos condição de viver bem". E acrescentou: "A termelétrica nasce não para dar suporte ao que existe, mas para sustentar o que virá, a degradação do meio ambiente."

O deputado Antônio Mentor (PT), que compõe a frente, anunciou que foi entregue à Câmara Municipal de Americana um requerimento com 10.513 assinaturas de eleitores da região, pleiteando a realização de um plebiscito "para ouvir a sociedade quanto à possibilidade de instalação de Carioba II no município".

O lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Piracicaba, que tem o aval de mais 30 deputados, foi coordenada pelo deputado Roberto Morais (PPS) e contou ainda com a presença dos deputados Petterson Prado (PPS), Aldo Demarchi (PPB), Edmir Chedid (PFL), além de prefeitos, vereadores, representantes sindicais e de organizações não-governamentais da região de Piracicaba.

alesp