Abaixo-assinado originou lei que criou município do Ourinhos


18/02/2005 19:44

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Ourinhos. Anúncio. Bilac.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acervo Histórico

A partir de um abaixo-assinado de cidadãos do então Distrito de Paz de Ourinhos - integrante da Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo - ao então Congresso Legislativo do Estado de São Paulo, a Comissão de Estatística e Divisão Civil e Judiciária da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, apresentou, em 9 de Novembro de 1917, o Projeto de Lei nº 44. Nele determinava-se a criação do Município de Ourinhos; o que ocorreu com a aprovação da Lei nº 1.618, de 13 de Dezembro de 1918.

Entre a documentação anexada ao Projeto de Lei nº 44, de 1917, está uma página do jornal "O Contemporâneo", do qual destacamos este curioso anúncio testemunhal aqui reproduzido, que, como ainda hoje ocorre, valia-se de uma personagem reconhecida publicamente, no caso o escritor e poeta Olavo Bilac, para anunciar as capacidades curativas de um determinado produto.

Este periódico integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados a partir de 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo terá novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.

acervo@al.sp.gov.br

alesp