Aglomeração Urbana de Jundiaí é aprovada


18/08/2011 11:47

Compartilhar:

Ary Fossen no plenário da Assembleia paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ARYFOSSENJUNDIAI (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 17/8, o Projeto de Lei Complementar 13/2011, de autoria do governador do Estado, Geraldo Alckmin, que cria Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). O deputado Ary Fossen (PSDB) apresentou o projeto em suas duas primeiras legislaturas (1999-2002 e 2003-2004). Devido a sua amplitude, após estudos da Empresa Paulista de Planejamento, Metropolitano (Emplasa), ficou diagnosticado que envio à Assembleia teria de ser feito pelo Poder Executivo. De acordo com o deputado, essa é a oficialização de um projeto de bem comum entre as cidades envolvidas: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

O deputado destaca que Jundiaí atende todos os municípios vizinhos, tornando-se um polo regional. "Antes, pertencíamos à região administrativa de Campinas e, hoje, caminhamos praticamente com as próprias pernas. Os investimentos realizados nas gestões dos prefeitos André Benassi e Miguel Haddad e na minha gestão impulsionaram a criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo. Inclusive, soma-se a implantação da Região Metropolitana de São Paulo, que reúne 39 municípios", disse o deputado. Ainda de acordo com o Ary Fossen, a implantação da primeira faculdade de ensino gratuito de Jundiaí, a Fatec, além do Poupatempo, Projeto Guri, construção do Complexo Viário Xisto Cereser (trevo de Itu), entre outros que foram batalhados pelo deputado, favoreceram a necessidade da criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí.



afossen@al.sp.gov.br

alesp