Opinião - A cidade do futuro


27/02/2012 16:20

Compartilhar:


Apesar das dificuldades eventuais, Ribeirão Preto continua sendo uma das melhores cidades do Brasil. Ela dispõe de um potencial muito grande e, por isso mesmo, sólida esperança de dias melhores.

E esses dias melhores poderão ser antecipados se as lideranças políticas e comunitárias se unirem em torno de um projeto ambicioso para Ribeirão Preto e colocando-a, efetivamente, no caminho do desenvolvimento e da sua construção como cidade do futuro.

Precisa atrair, com urgência, investimentos públicos e privados para ambicionar se tornar um exemplo para o Brasil de cidade moderna e com ótima qualidade de vida. Não está longe desta situação.

Parte da estratégia a ser desenvolvida para alcançar este objetivo deverá ter por base uma ação capaz de somar todas as forças políticas e comunitárias. Durante o processo eleitoral, são normais as separações e até mesmo divergências profundas, principalmente entre os líderes políticos.

Mas, após o pleito eleitoral, as divergências devem ser superadas e a união deve se concretizar sempre em função de assuntos do interesse da cidade. Para isto acontecer, as lideranças políticas precisam proceder com humildade nos relacionamentos, sempre colocando acima de tudo o bem comum.

Pode parecer um sonho, mas acredito ser possível Ribeirão Preto dar um exemplo para as cidades brasileiras no campo político e da administração pública. É preciso deixar de lado interesses pessoais e de grupos para unir a todos na busca da solução dos problemas que afligem a população e impedem uma era de prosperidade e de paz.

Ribeirão Preto pode ser e será uma cidade com 100% de sua população servida com água tratada com cloro e enriquecida com flúor, com coleta e tratamento de esgoto; o lixo coletado regularmente e de forma seletiva permitindo a reciclagem e a destinação correta do lixo hospitalar e industrial. No campo da educação é possível ser exemplo, valorizando os professores, garantir vagas a todos em idade escolar e um padrão de ensino de alta qualidade.

Há que se buscar, na área da saúde, no desenvolvimento prioritário de ações de medicina preventiva, a diminuição de internações hospitalares e tratamentos custosos.

O projeto de desenvolvimento econômico e social precisa ser bem definido e as ações administrativas para concretizá-las rápidas e precisas. Não é possível que a simples decisão do que fazer e como fazer demore anos, colocando em risco a possibilidade de concretizar projetos...

Há muito a ser feito e é possível fazer. O povo, com razão, tem pressa e esperança de que seus líderes saberão cumprir seus deveres neste momento histórico da cidade.

Ribeirão Preto não pode aceitar ficar para trás e se afastar do seu destino de cidade moderna e desenvolvida. Tem tudo para que isto aconteça. Basta, reitero, suas lideranças cumprirem a parte a elas reservada!

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB

"É preciso deixar de lado interesses pessoais na busca da solução dos problemas que afligem a população e impedem uma era de prosperidade e de paz"

alesp