Da Tribuna


31/03/2011 19:02

Compartilhar:


Contra a pedofilia



Carlos Bezerra (PSDB) comentou dados de 2008, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. "Cerca de 70% dos casos de abuso acontecem dentro de casa e a média mundial de punição ao agressor é de 6%", lamentou. O deputado ainda demonstrou preocupação quanto à castração química dos condenados por crimes de pedofilia como possível solução para o problema. "Temos que batalhar por melhor atendimento às crianças, para que o sistema de investigação e de prisão funcione efetivamente". (DK)



Contra a pedofilia 2



"Esse tipo de violência é um crime contra a inocência", declarou Ed Thomas (PSB) endossando o discurso do deputado Carlos Bezerra (PSDB). Ele ainda lembrou que participou da CPI da Pedofilia e comentou que foi um dos seus momentos mais tristes na Casa. "Aquele que deveria proteger é o que machuca", lamentou. Thomas ainda falou que esteve em reunião, acompanhado dos vereadores do município de Presidente Prudente, Osvaldo Vergínio e Francisco Lopes, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para discutir o fechamento do lixão do município. (DK)



359 anos



Marco Aurélio (PT) falou em defesa do líder do Movimento de Moradia do Centro de São Paulo, Luiz Gonzaga da Silva, conhecido como Gêge, acusado de homicídio. "A bancada do PT está indignada. Ele está sendo julgado como criminoso, mas sempre lutou pela paz". Aurélio ainda afirmou que a população está descontente com o traçado do Rodoanel na zona norte devido aos impactos ambiental e social, além do intenso fluxo de carros transitando pelo trecho. O deputado também disse que, no dia 3/4, será comemorado o 359º aniversário do município de Jacareí. (DK)



Região dos Grandes Lagos



Itamar Borges (PMDB) reforçou o pedido de apoio dos parlamentares para o projeto de criação da região dos Grandes Lagos, que contempla os municípios de Votuporanga, Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Jales. "Venho para anunciar esse anseio dos deputados e da região e pedir o envolvimento de todos para que, juntos, possamos fazer desta região um modelo para as outras regiões". (DK)



Mineração



João Camarez (PSDB) mencionou o objetivo da Frente Parlamentar de Mineração que é o de promover o desenvolvimento e garantir a produção dos recursos minerais. Segundo ele, o setor da mineração ganhará força e vai estimular economicamente o Estado. "Existe um certo preconceito em relação à mineração, de que ela degrada o meio ambiente. Mas se pararmos para analisar, a mineração está presente até em nossa alimentação", disse. O deputado julgou necessária a existência de um departamento que possa centralizar todas as demandas do setor. (DV)



CIC



Vanessa Damo (PMDB) contou que procurou a Secretaria da Justiça e foi bem recebida pela funcionária Heloisa de Sousa Arruda, que analisou seus pleitos referentes à criação de postos CIC nas cidades de Mauá, Riberão Pires e Rio Grande da Serra. A deputada explicou que o Posto Coordenadoria de Integração e Cidadania é responsável por levar à população excluída serviços fundamentais para que possam exercer plenamente seus direitos. De forma gratuita, podem ser solicitadas identidade, carteira de trabalho, segunda via de casamento e atestados de antecedentes criminais e de óbito, além de acesso a palestras e oficinas culturais. (DV)



Troca de armas



Olimpio Gomes (PDT) leu matéria publicada na Folha de S. Paulo, de 31/3, com a manchete: "Polícia paulista aposenta o "três-oitão"". Segundo o parlamentar, a reportagem cita a substituição do revólver calibre 38 por pistolas 40, que são mais potentes. Gomes elogiou a susbtituição e considerou um avanço positivo para segurança pública. Mas, de acordo com ele, em um seminário na FAAP, o comandante-geral da PM, Álvaro Camillo, afirmou que todos os calibres 38 foram substituídos. Entretanto, Olimpio mostrou imagens de policiais militares da Assembleia Legislativa que ainda não possuem as pistolas 40. (DV)



Falhas na segurança e transporte



"O Estado transfere suas responsabilidades para os municípios, que não conseguem arcar com mais despesas", opinou Marcos Martins (PT). Reclamou da falta de policiais e de unidades do Corpo de Bombeiros em várias cidades, o que considerou preocupante para segurança pública. O deputado lembrou que a Copa e as Olimpíadas estão por vir e o país não pode ter deficiências nesse setor e no transporte público. Comparou o Metrô de São Paulo com o da Cidade do México. Segundo ele, ambos começaram a ser construídos na mesma época, mas atualmente o Metrô paulistano fica a desejar ante o transporte mexicano. (DV)



Golpe Militar



Marco Aurélio (PT) relembrou o golpe militar de 31 de março de 1964, que "deixou efeitos nefastos até os dias de hoje". Retratou o período da ditadura, em que muitos tiveram a liberdade cassada, como vários estudantes da UNE. Mencionou o movimento Diretas Já e outras manifestações populares responsáveis pelo restabelecimento da democracia no país. "O que a população dos países árabes estão fazendo hoje, nós fizemos há muito tempo".



Situação das santas casas



No interior do Estado, principalmente nas pequenas cidades, "a única tábua de salvação na área da saúde são as santas casas", disse Ulysses Tassinari (PV), referindo-se à região sudoeste do Estado. "Uma das mais carentes, com menores índices de IDH, onde fica minha cidade, Itapeva". Por isso, o deputado festejou a destinação de R$ 60 milhões para o Complexo Hospitalar de Sorocaba, "que estava à beira do colapso". Ele criticou os valores da tabela SUS e a existência de teto financeiro de atendimento, que "amputa a atuação das santas casas", citando que a de Itapeva recebeu no ano passado apenas R$ 75 mil de repasse. (MF)



Crise na Uniesp



"Na última terça-feira, 29/3, foi realizada na Assembleia uma audiência pública, com a presença de professores, alunos e funcionários, e suas entidades representativas, com o objetivo de debater a crise da União das Instituições de Ensino do Estado de São Paulo (Uniesp), entidade privada que congrega faculdades e colégios de 23 municípios, anunciou Carlos Giannazi (PSOL). "Foram feitas denúncias de diversas irregularidades", continuou o deputado, que exigiu uma fiscalização rigorosa sobre o caso tanto do Ministério da Educação quanto na Secretaria Estadual da Educação, e informou que levará a questão ao Ministério Público. (MF)



Melhorias para Osasco



O deputado Marcos Martins (PT) lembrou que, em 31 de março, do ano de 1964, o país sofreu o Golpe de Estado que "surrupiou" os direitos civis e as liberdades políticas dos brasileiros. Lembrou que em sua cidade, Osasco, na época, houve uma resistência forte à ditadura. "Falando em Osasco, quero parabenizar o prefeito, Emidio de Souza, que, tendo encontrado a cidade sucateada e cheia de dívidas das administrações anteriores, com sacrifícios vem investido em ensino e saúde. Por exemplo, levou a Unifesp para Osasco, no prédio onde anteriormente funcionava a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, que ganhou novas intalações. Parabéns, Emidio". (BA)



Gratidão à Assembleia de Deus



Adilson Rossi (PSC), em seu primeiro pronunciamento nesta legislatura, agradeceu os quase 65 mil votos que obteve para retornar ao Parlamento. Externou sua gratidão ao segmento evangélico que muito o incentivou a se candidatar a deputado - a Assembleia de Deus. "Hoje a igreja possui mais de 30 milhões de membros e instalações em todos os 5.564 municípios do país. Em junho, a Assembleia de Deus completa 100 anos de existência no Brasil, trazida por missionários suecos", declarou. O deputado ainda solicitou ao governo estadual um centro de hemodiálise para a Santa Casa de Itatiba. (BA)



Desenvolvimento com sustentabilidade



"Falo pela primeira vez da tribuna para reafirmar meu compromisso com as ideias que venho defendendo há 20 anos, de lutar pelo desenvolvimento com sustentabilidade", afirmou Regina Gonçalves (PV). A deputada destacou a importância do Parlamento na construção e consolidação das políticas públicas. "A história do Parlamento se encontra no centro da história do país, já que a instituição representa todas as correntes de pensamento. Por isso precisamos resgatar as suas prerrogativas e fortalecer seu papel de construir o futuro, nos indignando também quando for necessário". (BA)

alesp