Caldini Crespo anuncia estudos para criação de Parque Nacional em Tapirai


03/05/2001 16:25

Compartilhar:


Em um prazo estimado entre três e seis meses, uma empresa de consultoria credenciada pelo Ministério do Meio Ambiente deverá concluir levantamento que vai apontar a viabilidade de criação do Parque Nacional do Vale do Ribeira, com sede no município de Tapiraí. Segundo o deputado estadual Caldini Crespo (PFL), a determinação para que o estudo seja iniciado foi dada nesta quarta-feira, 2/5, pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, durante audiência concedida ao parlamentar e ao prefeito de Tapiraí, João Batista Machado, na sede do Ministério, em Brasília.

Crespo também pretende agendar para os próximos dias uma audiência com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, com o objetivo de pedir o apoio daquela Secretaria à criação do Parque Nacional.

O pedido de criação de um Parque Nacional com sede em Tapiraí foi formalizado ao Ministério do Meio Ambiente no início de abril, quando o deputado, aproveitando a presença do ministro na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, entregou-lhe a reivindicação. Na reunião desta quarta-feira, da qual participaram também o secretário nacional de biodiversidade e florestas do Ministério, José Pedro de Oliveira Costa, e o diretor de unidades de conservação e vida silvestre do Ibama, Luiz Márcio Haddad Pereira Santos, Sarney Filho manifestou sua posição favorável à criação do Parque. Ele destacou, entretanto, a necessidade da realização de estudo preliminar, que vai analisar diversos aspectos da região onde a reserva estará inserida, como topografia, flora, fauna, quantidade e dimensões das propriedades existentes no local, além dos eventuais assentamentos humanos.

O resultado desses estudos seguirá para análise do ministro e aprovação definitiva da proposta. Como isso envolve recursos financeiros para a demarcação topográfica da área e desapropriações, também será necessário que o presidente Fernando Henrique Cardoso autorize a criação do Parque.

Embora nos Parques Nacionais não seja permitida a exploração dos recursos naturais, como ocorre nas Florestas Nacionais, o deputado Crespo entende que "a exploração do turismo ecológico, que é a verdadeira vocação de Tapiraí, vai representar um grande salto na direção do desenvolvimento econômico e social do município, com a conseqüente geração de empregos".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo - 3886-6864/6867)

alesp