VLT será implantado na Baixada Santista


16/02/2009 14:26

Compartilhar:


O deputado Cássio Navarro (PSDB) reuniu-se na sexta-feira, 13/2, em Praia Grande, com técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). O encontro teve a presença do prefeito da cidade, Roberto Francisco do Santos, e teve como objetivo debater a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista.

De acordo com um dos representantes da EMTU, José Carlos da Silva Gomes, o sistema contempla, inicialmente, as cidades de São Vicente e Santos, com um terminal na área continental vicentina ligando-se ao cais santista. Devido às condições técnicas, o projeto deve abranger Praia Grande e o Litoral Sul apenas na etapa final.

Além do impacto e da viabilidade, o deputado questionou pontos importantes do projeto. "Sou favorável à implantação do VLT porque acredito que o sistema reduzirá o trânsito nas cidades. Mas é preciso verificar o impacto que trará à malha viária regional e o prazo para que moradores do Litoral Sul também sejam beneficiados", observou. A rede de VLT, com ar condicionado, inclui ainda corredores para ônibus. A previsão de implantação é para 2010, com custo de R$ 640 milhões, provenientes de municípios, do Estado e da União. Conhecido também como metrô de superfície, o VLT terá capacidade para 356 passageiros.



cassionavarro@al.sp.gov.br

alesp