Escolas estaduais do Interior recebem equipamentos de informática


20/04/2004 15:02

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) acaba de anunciar mais uma conquista para o setor educacional de 10 municípios do Sudoeste Paulista. Ele obteve do Governo Estadual liberação de recursos para inclusão de escolas da região no programa de doação de equipamentos de informática.

Ao todo, 18 escolas serão atendidas pelo convênio instituído pela Secretaria de Educação, intitulado Programa de Melhoria ao Ensino Médio (Promed) que tem por objetivo desenvolver ações específicas e apoiar a implementação de novos projetos pedagógicos.

Computadores de última geração, com impressoras e kit multimídia serão destinados às escolas contempladas. A expectativa, conforme o parlamentar, é de que possa ocorrer melhoria significativa da aprendizagem com a respectiva elevação dos índices de rendimento e aumento da permanência dos alunos, mediante a redução das taxas de abandono e de retenção. "Mais do que auxiliar no aprendizado, a informatização é ponto atrativo na instrução, justamente por seu aspecto lúdico. O governo do Estado vem dotando as escolas de materiais que possam contribuir para diversificar a prática pedagógica", explica.

Materiais pedagógicos

O secretário Gabriel Chalita afirma que o programa vem disponibilizando materiais pedagógicos, livros didáticos, módulos ficcionais e não-ficcionais, equipamentos de informática e materiais específicos para alunos e professores. "A adoção desses materiais se impõe como imprescindível a um trabalho que responda às exigências da sociedade contemporânea, que pede leitores habilitados nas mais diferentes linguagens, mídias, nos mais diversos suportes", diz ele.

As unidades escolares também já estão recebendo os softwares educacionais, a verba para a compra dos equipamentos da sala de informática e o acervo de biblioteca, composto por 300 títulos, previamente classificados, e mais outros livros em quantidade correspondente ao número total de alunos de Ensino Médio.

Várias escolas no Sudoeste Paulista serão atendidas. Em Apiaí, receberão equipamentos. Em Tatuí, serão beneficiadas as escolas Fernando Guedes, Leopoldo Leme Verneck, Rosaria Januzzi e Ambrosina de Oliveira Mattos. Em Avaré, será beneficiada a escola Paulo Araújo Novaes. Em Guapiara, serão atendidas as escolas do bairro Monjolada, da Mineradora Pagliato e do colégio Comendador Toshimaro Kacuta. Duas escolas de Itaoca serão beneficiadas: Professora Anézia Amorim Martins e Professor Elias Lages de Magalhães. Já em Itapetininga, receberão os equipamentos as escolas Ernestina Loureiro Miranda e Professor Jair Barth. Porto Feliz também terá duas escolas atendidas: Professora Maria Aparecida Fernandes Leite e Professora Esther Maurino Rodrigues. A escola do município de Quadra também será beneficiada com microcomputadores. E, por fim, em Sorocaba, serão beneficiadas as escolas Professora Ida Yolanda Lanzoni de Barros, Professora Elza Salvestro Bonilha e Ana Cecília Martins.

Ainda conforme Gonzaga, os equipamentos devem ser entregues às unidades educacionais ainda em 2004. A aquisição dos micros e impressoras está em processo de licitação, inclusive já publicada em Diário Oficial.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp