OPINIÃO: Uma arma contra a banalização da violência


26/12/2003 16:03

Compartilhar:


Souza Santos*

A banalização da violência tem tido reflexos em todas as áreas da sociedade. Nem mesmo as instituições responsáveis pela promoção do entretenimento, lazer e cultura têm permanecido incólumes a esse mal, que encontra respaldo na impunidade e na ausência de medidas duras que primem pela equidade.

A história dos esportes no brasil, especialmente a do futebol, revela que o jogo praticado em Esparta no século I a.C teria sua consagração em pés brasileiros, não apenas pela habilidade e maestria no manejo com a bola, mas também pelo espírito de alegria, congraçamento e cooperação mútua expressas no constante sorriso do nosso povo. Esse sentimento de apoio entre equipes, entretanto, encontra-se maculado pelos inúmeros episódios violentos que têm ofuscado o brilho de partidas e subtraído a alegria do nosso futebol.

É em meio a esse sentimento de reivindicações por melhores condições para o esporte no Brasil que apresentação do Novo Código de Justiça Desportiva anunciado no último dia 22 de dezembro pelo ministro Agnelo Queiroz, foi recebido com entusiasmo, pois constitui-se uma esperança na tentativa de resgatar os valores do desporto brasileiro.

Externo meu total e irrestrito apoio à iniciativa, parabenizando a todos os seus interlocutores, especialmente, quanto às punições previstas para o caso das agressões, onde além de ser penalizado com multa, o atleta ficará afastado das competições pelo mesmo período em que sua vítima estiver em tratamento. Tal determinação corrobora uma das bandeiras levantadas por este Parlamentar, que há tempos defende a equiparação entre a pena aplicada pelo agressor e o tempo em que a vítima deve ficar afastada de sua prática esportiva.

Este é apenas um exemplo entre muitos outros que traduzem os avanços que a medida propiciará ao esporte nacional, sendo digna de reconhecimento pela sociedade brasileira.

*Souza Santos é deputado estadual pelo PL.

alesp