No seu contínuo repensar, Angel San Martin torna-se intérprete de nossas fantasias

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
22/05/2007 15:37

Compartilhar:


A existência pictórica de San Martin está englobada na sua forma corpórea visível, no seu interior profundo e no segredo do Ser... Naturalmente, a causa , a finalidade, a consciência do Ser. Esse modo de pintar constitui uma proposta humana propedêutica à expressão que se torna fantasia frente a um mundo cósmico-natural.

O motivo inspirador do artista se articula em infinitas variações. Ele se identifica, por meio do desenvolvimento de suas reações estilísticas, com uma intensa análise das formas que bastam para expressar a sua contribuição ao conhecimento de um modernismo específico.

Longe, entretanto, de uma certa vanguarda e de rudimentares tradicionalismos, o pintor utiliza um logos que tem caráter intencionalmente irreal, onde são facilmente identificáveis pressupostos intelectuais. Apesar de evidente plasticidade, suas telas permanecem totalmente subordinadas a um entrelaçado bidimensional.

Sempre com renovada persistência, Angel San Martin elabora e reelabora sutilmente o seu tema. Domínio técnico e estético, cromatismo diversificado e desenho ágil constituem elementos básicos e expressivos de suas rigorosas composições.

A obra Los nuevos animales que nacieron con el nuevo sol, da série futurista nº 4, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, comprova que suas telas não nascem de impressões fugazes, mas de um sutil e contínuo repensar, passando a ser também intérprete de nossas fantasias.



O artista

Angel San Martin, nasceu em Copiapó, Chile, em 1938. Pintor, desenhista e escultor, formou-se professor, em artes plásticas pela Universidade do Chile (1969) onde exerceu as funções de professor também na Universidade Católica do Chile (1970 a 1975).

Há mais de 20 anos, radicou-se no Brasil, onde tem se dedicado também ao ensino, mantendo constante atividade em seu ateliê. Em 1977, foi convidado a ministrar o curso Desenvolvimento Criativo da Criança e do Adolescente, como professor na PUC de São Paulo.

Participou em exposições individuais e coletivas no Chile, Brasil, Alemanha, Portugal e França, entre elas: Sala Especial do Chile na III Bienal de Artes Plásticas de Santos, SP (1991); 20º Salão Figuration Critique; Galeria do Le Toit de La Grande Arché, La Défense, Paris, França (1998); Instituto Chileno-Norte-Americano (1967); Desenhos, Instituto Chileno-Britânico (1968); Paisagens, Museu O'Higginiano (1974); Guaches e Aquarelas - Museu O'Higginiano (1975); Pinacoteca da Universidade de Concepción (1976); Galeria de Arte Enrico Bucci, Santiago, (1976); Museu de Arte Brasileira, SP (1992); Galeria de Arte Mali Villas Bôas, SP (1997); Centro de Convenções Rebouças, SP (1999); "Quadros de Uma Exposição", Espaço Cultural Sudameris, SP; Casa do Intercâmbio, SP (2001).

Recebeu o grande prêmio de pintura da Associação de Pintores e Escultores do Chile, (1963, 1966 e 1967); Salão de Verão do Chile, (1967, 1968 e 1969), Menção Especial da imprensa especializada por sua obra artística (1977).

Possui obras em importantes acervos oficiais e particulares na Inglaterra, Estados Unidos, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp