Deputado defende ações para evitar escassez de água até 2050


21/03/2007 18:02

Compartilhar:


A ameaça da falta de água em todo o mundo a partir de 2050 preocupa o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB). Engenheiro sanitarista e membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, ele adverte que o colapso previsto pela Organização das Nações Unidas (ONU) deve afetar cerca de 4 bilhões de pessoas, porém pode ser evitado.

Entende o deputado que, num país como o Brasil, onde o potencial hídrico é muito grande, o combate ao desperdício deve acontecer paralelamente à defesa dos mananciais e ao combate à urbanização de boa parte das bacias, que provoca um aumento grave da poluição dos cursos de água.

Na última terça-feira, 20/3, Costa e Silva participou de debate sobre a escassez de água no mundo, no programa Arena Livre, da ALTV, do qual também participaram Cláudia Piccazio, jornalista e autora do livro Água Urgente, Marussia Whately, do Instituto Sócio Ambiental, e Thais Estevão, presidente da ONG Terraguar. No debate, o deputado lembrou que o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, deve servir para uma reflexão sobre o que nos aguarda se algo não for feito para conter o desperdício e a degradação dos nossos mananciais.

O deputado Rodolfo garantiu que vai usar seu novo mandato na Assembléia para acompanhar os desdobramentos da Lei de Cobrança pelo Uso da Água e os benefícios dela para os comitês de bacias espalhados pelo Estado. Precisamos acelerar a aplicação dos recursos para a melhoria da qualidade da água em todas as regiões do Estado", destacou.

rcsilva@al.sp.gov.br

alesp