OPINIÃO: TRABALHADORES EM BUSCA DE DIGNIDADE E RESPEITO

Romeu Tuma*
30/04/2004 14:59

Compartilhar:


Neste 1º de maio, Dia do Trabalhado, gostaria de enaltecer o papel de diversos segmentos da sociedade que comemoram esta data em busca de respeito e dignidade. Desde aqueles que ainda podem exibir uma carteira profissional assinada, àqueles que foram jogados para o mercado informal, àqueles que buscaram outras formas de atividade profissional, seja por meio de cooperativas ou de iniciativas por conta própria.

Vale também homenagearmos a legião, cada vez maior, que passa esse 1o de maio sem trabalho. Este contingente cresce nos grandes centros a uma velocidade assustadora, gerando caos social maior, quando o país amarga os mais altos índices de desemprego das últimas décadas. Em vez de megafestas organizadas pelas grandes centrais sindicais em diferentes pontos das cidades, esses brasileiros prefeririam ser homenageados com uma vaga no mercado de trabalho. Este seria o melhor presente aos principais personagens deste feriado.

Também não podemos esquecer dos aposentados. Aqueles homens e mulheres

que dispensaram o maior período das suas vidas em diferentes tarefas profissionais e que não podem gozar de uma pensão justa. Que ainda são massacrados pelas constantes mudanças de regras da Previdência Social, prestes a viver um colapso. Aposentados que merecem mais do que ninguém o

título de trabalhadores. Que foram ao longo de muitos anos responsáveis pelo

desenvolvimento deste país, mas que não têm em troca o respeito devido. Neste dia, fazemos questão de ressaltar o importante papel dos servidores públicos das diferentes esferas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Queremos destacar em especial nossos trabalhadores da segurança pública, homens e mulheres que, muitas vezes, dão as próprias vidas em defesa da sociedade, recebendo quase nada do Estado por isso. Vale destacar que nossos policiais civis e militares que, no estado de São Paulo, estão há quase uma década sem reajuste salarial, muitos sobrevivendo às custas da

ajuda de familiares.

Pelo que vemos, há mais motivos para lamentar do que comemorar neste primeiro de maio. Mas mesmo assim, prestamos as homenagens necessárias a todos aqueles que merecem maior respeito profissional. Que esta data sirva, pelo menos, para estímulo à reflexão para o trabalho de construir um país melhor e mais justo.

Infelizmente, somos obrigados a protestar contra o reajuste concedido pelo presidente Lula ao salário mínimo. Os R$ 20,00 a mais, dados pelo Governo, em pouco ajudarão os trabalhadores na busca pela dignidade.

Romeu Tuma é deputado estadual pelo PPS.

alesp