Parlamentar reivindica participação de Sorocaba no Conselho Gestor da APA de Itupararanga


18/12/2003 15:09

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira



Em audiência na manhã desta quarta-feira, 17/12, com o secretário Estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, o deputado Hamilton Pereira (PT) reivindicou a participação da cidade de Sorocaba no Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) de Itupararanga.

Segundo o inciso I do Decreto 48.149, assinado pelo governador em outubro deste ano, o Conselho deve ser composto por representantes dos municípios abrangidos pela Unidade de Conservação. A APA, que abrangia os municípios de São Roque, Mairinque, Votorantim, Ibiúna e Piedade, conforme a Lei Estadual 10.100/1998, foi ampliada pela Lei 11579/03, de autoria de Hamilton Pereira, e passou a englobar também os municípios de Alumínio, Cotia e Vargem Grande Paulista.

O deputado argumentou que, embora Sorocaba não faça parte da APA de Itupararanga, 85% do abastecimento da cidade é realizado com água captada da represa e, por isso, há total interesse do município em participar da gestão da unidade. "Inclusive, importantes entidades, como a Universidade de Sorocaba (UNISO), que teve destacada atuação na luta pela regularização da APA, acabou ficando de fora do Conselho", lamentou Hamilton.

O Secretário concordou com a necessidade de participação de Sorocaba no Conselho Gestor e se comprometeu a responder, formalmente, às indagações expostas pelo deputado.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp