Controle dos caminhões basculantes para evitar acidentes


25/05/2005 19:03

Compartilhar:


O deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL), preocupado com o crescente número de acidentes com caminhões tanto nas rodovias quanto dentro das cidades do Estado de São Paulo, preparou uma série de projetos de lei em defesa da segurança de quem convive diariamente com esses veículos. Um desses projetos, já protocolado na Assembléia Legislativa e publicado no "Diário Oficial", propõe que os usuários de caminhões basculantes deverão instalar dispositivos mecânicos ou eletrônicos de alarmes luminosos nos painéis desses veículos, que serão acionados ao levantamento da caçamba.

Afanasio alega que, em 2001, um caminhão que trafegava pela Via Dutra com a caçamba levantada acabou colidindo com uma passarela de pedestres, provocando a morte de sete pessoas. Além disso, lembra ele, houve um acidente parecido na Rodovia dos Imigrantes, obrigando a demolição da passarela e provocando enormes transtornos e prejuízos financeiros.

O deputado Afanasio explica: "Os caminhões foram inventados e têm sido fabricados para beneficiar o homem, nunca para prejudicá-lo ou matá-lo, mas o que se vê nas estradas e nas cidades são verdadeiras ameaças de morte, por conta da falta de cuidado de motoristas e de empresas. A lei precisa ser mais rigorosa."

O Projeto de Lei 54 de 2005, do deputado Afanasio, prevê multas drásticas para quem não cumprir as exigências.



ajazadji@al.sp.gov.br

alesp