III Conferência Estadual do Meio Ambiente começa nesta sexta-feira


25/03/2008 18:28

Compartilhar:


O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves Margarido Neto, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco, abrirão os trabalhos da III Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), na próxima sexta-feira, 28/3. O evento acontece no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa, a partir das 17h, e é aberto a todos os interessados. O 1º secretário do Legislativo paulista, deputado Donisete Braga (PT), que presidiu a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Casa, também estará na abertura dos trabalhos.

No sábado, dia 29/3, os trabalhos serão restritos aos delegados eleitos nas pré-conferências macrorregionais. Também no sábado serão eleitos os 76 delegados paulistas que participarão da III Conferência Nacional do Meio Ambiente entre os dias 7 e 11 de maio, em Brasília. O tema desta edição da conferência são as Mudanças Climáticas.

Em São Paulo, como nos demais Estados brasileiros, o tema foi amplamente debatido por todos os setores da sociedade, tomando-se como base quatro eixos principais: mitigação; adaptação; pesquisa e desenvolvimento tecnológico; e educação e cidadania socioambiental. Os eixos abrangem subtemas como florestas, agropecuária, energia, transportes, saúde, recursos hídricos, assen­tamentos urbanos, educação ambiental e outros.

No total, 12 pré-conferências foram realizadas por todo o Estado, abrangendo as principais bacias hidrográficas. Agora, no encerramento da III Cema, os cerca de 500 delegados eleitos nessas reuniões preparatórias voltarão a analisar as propostas levantadas e irão preparar um encaminhamento para a III Conferência Nacional, em Brasília. A expectativa é que o documento seja representativo dos anseios do povo paulista com relação ao tema das mudanças climáticas.

Para maiores informações, acesse o blog da III Conferência Estadual do Meio Ambiente no Estado de SP (www.cnmasp.blogspot.com).

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp