Frente parlamentar comemora o Dia Mundial da Água em São Paulo e em Suzano


24/03/2009 11:54

Compartilhar:


José Candido (PT) e a Prefeitura Municipal de Suzano realizaram várias atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

No dia 19/3, o deputado José Candido, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Água Limpa, realizou na Assembleia Legislativa uma audiência pública para discutir o tema "A situação dos mananciais na Região Metropolitana de São Paulo", que tratou, entre outros temas, a qualidade da água e o impacto ambiental causado pela construção do Rodoanel.

As comemorações incluíram também o passeio ciclístico Circuito das Águas. "O Dia da Água não é uma data comercial, que gera lucro. Por isso é pouco lembrada. Queremos que esta manifestação faça este despertar nas pessoas e que possamos repeti-la sempre, independente da data. Precisamos nos unir na defesa deste líquido tão precioso e essencial", declarou José Candido.

O vice-prefeito de Suzano, Valter Bio, disse que o passeio "traz algo significativo para a cidade que é produtora de água e está preocupada com sua preservação e qualidade".

O passeio foi à Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim Colorado, onde houve um ato "Em Defesa da Água Limpa". Participaram dos debates José Candido; o prefeito de Suzano, Marcelo Candido; o gerente da Cetesb Edson Santos; José Abílio, representante do Departamento de Uso do Solo Metropolitano; representante da Polícia Ambiental, tenente Gravena; o representante da Sabesp, Márcio Gonçalves; a procuradora do Estado, Sueli Mitieko ; a secretária do Meio Ambiente da cidade de Suzano, Michele de Sá Vieira; e o representante do DAEE, Josemar Garcia, que levou a discussão a questão do descarte do óleo de cozinha usado, do qual 1 litro jogado no ralo da pia polui o equivalente a quantidade de água utilizada por uma pessoa durante 11 anos.

Marcelo Candido elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar afirmando que "as frentes parlamentares são muito importantes, muitas vezes elas são criticadas por aqueles que não entendem o seu papel, que é debater os mais variados assuntos".

José Cândido se dedica a outros projetos ambientais, como a coleta de materiais recicláveis e a destinação correta do óleo de cozinha.



jcandido@al.sp.gov.br

alesp