Moção pede controle na veiculação de violência


23/10/2001 18:47

Compartilhar:


Da Assessoria

Para a deputada Edir Sales (PL), o sistema televisivo tem utilizado a veiculação do crescimento da violência para alcançar pontos de audiência.

Preocupada com a divulgação cada vez maior de imagens degradantes, a parlamentar apresentou moção ao Congresso Nacional para que o governo coíba a apresentação, por emissoras de TV, de cenas violentas, sobretudo, no horário nobre.

"Não é justo que, no curto período que sobra para a família se reunir diante da TV ela seja incentivada a assistir a manifestações de violência", destacou a deputada.

Edir não quer que a televisão mascare a realidade. A deputada apenas defende que imagens degradantes não sejam utilizadas para gerar uma verdadeira concorrência de quem mostra mais tragédias.

"Não se trata de censura, mas de lutar por limites que possam melhorar a qualidade dos programas, a fim de que estes deixem de influenciar negativamente os jovens que assistem a cenas ligadas a drogas e agressões", justificou Edir.

A deputada lembra que foge ao controle exclusivo dos pais o que pode ser assistido ou não. "Mesmo porque não sobra opções. Quem assiste aos canais abertos sabe que há uma competitividade dentre programas que exibem temas violentos num mesmo horário."

alesp