Homenagem a trabalhadores domésticos reúne 300 pessoas na Assembléia


27/04/2004 16:31

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Beth Sahão

Sessão solene realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, nesta segunda-feira, 26/4, homenageou os trabalhadores domésticos de todo o país.

O evento reuniu cerca de 300 participantes - mulheres em sua maioria.

A iniciativa, que mobilizou caravanas das cidades de Catanduva, Rio Preto, Mirassol, Bebedouro, Tanabi, Novo Horizonte, Borborema, Americana, Piracicaba, Campinas e São Paulo, foi da deputada estadual Beth Sahão (PT), autora da lei que fixa no calendário estadual o 27 de abril como dia dos empregados domésticos.

É também de iniciativa de Beth Sahão projeto que garante 20% das habitações populares a mulheres chefes de família. Ela criou, ainda, uma frente parlamentar em defesa da aposentadoria das donas de casa.

Além dos trabalhadores domésticos, a solenidade reuniu diversas autoridades, como o também deputado Hamilton Pereira (PT), as vereadoras de Mirassol Doraci de Oliveira e Silvia Laguna, o vereador de Novo Horizonte Cássio de Freitas e representantes de Sindicatos e Associações de defesa da categoria, entre os quais Dejanira Alves Pereira (Sindicato de São Paulo), Regina Teodoro (Sindicato de Campinas), Luzia Pereira Barbosa (Sindicato de Piracicaba), Odete Alves (Jaboticabal), Maria de Lourdes (Catanduva) e Carmelita Caire (Americana).

Compromisso

Em seu discurso, Beth reforçou o compromisso de lutar pelos direitos da categoria. Existem hoje, no Brasil, cerca de 5,9 milhões de trabalhadores domésticos, segundo dados do IBGE, dos quais apenas 1,4 milhão possuem registro em carteira, ou seja, pouco mais de 25%.

"A Lei existe, mas não é cumprida. É preciso unir e mobilizar a categoria no sentido de fazer valer seus direitos", afirma a deputada.

O reconhecimento do trabalhador doméstico como profissão igual e com os mesmos direitos de qualquer outra categoria foi a tônica das falas dos sindicalistas.

A solenidade terminou com homenagens especiais a cinco trabalhadoras domésticas: Betis Maria de Oliveira (Borborema), Rosmeire Bento Martins (Mirassol), Vera Lúcia Uchona dos Santos (Tanabi), Neide Aparecida da Silva (Novo Horizonte) e Zilda Fátima Gonçalvez (Catanduva).

bsahao@al.sp.gov.br

alesp