Deputado cobra atendimento a municípios em condições de miséria


27/06/2003 16:09

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme



O deputado Paulo Neme (PTB) participou nesta última quarta-feira, 25/6, de reunião da Comissão de Promoção Social da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.

Com o objetivo de apresentar aos deputados paulistas as ações desenvolvidas pela secretaria, Maria Helena ressaltou seu empenho para a racionalização de recursos e para buscar parcerias com a iniciativa privada, que, segundo relatou, além de garantir a manutenção de diversos programas sociais, também estão possibilitando a ampliação de medidas para amparar as famílias carentes em todo o Estado.

Maria Helena afirmou que é de extrema relevância que todo atendimento ao cidadão seja de qualidade, ressaltando que as necessidades das famílias carentes são múltiplas: alimentação, educação, trabalho, saúde, geração de renda, além das necessidades especiais de famílias numerosas, com idosos, com pessoas doentes, ou portadoras de deficiências.

O Estado de São Paulo, segundo dados da Fundação Seade e do IBGE, tem hoje 850 mil famílias com renda inferior ou igual a um salário mínimo. A região do Vale do Paraíba possui sete municípios com baixo índice de desenvolvimento humano, efeito da falta de atividade econômica das localidades, segundo Maria Helena.

Paulo Neme cobrou ações imediatas no atendimento aos municípios em condições de miséria, ressaltando que é fundamental o investimento do Estado no potencial local dessas regiões como forma de estimular atividades diversificadas, podendo ser adotadas pelas comunidades para desenvolver a economia sustentável.

"O potencial de cada atividade deve ser indicada por um estudo que avalie, a partir dos critérios de viabilidade agroecológica, disposição de mercados interno e externo, grau de inovação tecnológica, adequação dos investimentos aos mercados consumidor e produtor, nível de empregabilidade - levando em consideração a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. Fontes de crédito disponíveis e seu acesso devem ser o início da recuperação econômica da região norte do Vale do Paraíba, garantindo a sua sofrida população melhores índices de qualidade de vida", defendeu o deputado.

pneme@al.sp.gov.br

alesp