Início das obras da ponte de Ivaporunduva


27/06/2008 19:19

Compartilhar:


No dia 23 de junho, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, visitou comunidades quilombolas na região do Vale da Ribeira, onde anunciou a autorização para o início das obras de ponte no município de Ivaporunduva. A região é formada por 13 municípios, e apresenta os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Estado. A economia é historicamente baseada na produção de banana, com recentes incrementos na produção de maracujá e o início da exploração do ecoturismo, que possui como principal atração as cavernas naturais do Vale.

Existem cerca de 45 comunidades remanescentes de quilombos na região, sendo 13 apenas no município de Eldorado, onde os negros formam 40% da população de 15 mil habitantes. Apesar deste percentual, atualmente nenhum negro ocupa assento no Poder Legislativo municipal.

Com 128 metros de extensão, a ponte vai tirar a comunidade quilombola de Ivaporunduva de seu isolamento ao fazer a ligação com a rodovia municipal IPG-20 e facilitar o acesso aos municípios vizinhos de Eldorado e Iporanga. A ligação é uma antiga reivindicação da comunidade de Ivaporunduva, instalada na região desde o século XVII. O acesso a Ivaporunduva somente é possível através de balsas.

As obras serão realizadas pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, baseado em Lajes (SC). Durante o anúncio do início das obras, que deverão estar concluídas nos próximos oito meses, o engenheiro responsável, tenente Marcos, afirmou que "a construção da ponte nos foi dada enquanto missão e será cumprida até o fim".



Fonte: site da Seppir



spedro@al.sp.gov.br

alesp