Fórum São Paulo Século XXI encerra trabalhos e apresenta diagnóstico do Estado


13/03/2001 18:40

Compartilhar:


Após 18 meses de atividades, o Fórum São Paulo Século XXI, uma parceria da Assembléia Legislativa com a sociedade paulista para planejar o futuro sustentável do Estado, encerra seus trabalhos nesta quarta-feira, 14/3, às 15 horas, no plenário Juscelino Kubitscheck.

Na cerimônia de encerramento, que terá a participação de personalidades que compõem o conselho do Fórum e lideranças políticas, será apresentado o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), iniciativa da Assembléia Legislativa que vai medir as políticas públicas dos 645 municípios, elogiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o CD-ROM "Pensando São Paulo", que vai mostrar os debates e propostas do Fórum.

Foram mais de 152 seminários, totalizando 9 mil páginas transcritas de debates, compondo um banco de dados extremamente atualizado e que passa a ser o mais completo diagnóstico da situação social do Estado. Os debates e reuniões tiveram a participação de lideranças dos mais variados setores da sociedade civil e do setor público (secretários de Estado, prefeitos e dirigentes de autarquias). Os estudos foram realizados pelos 16 grupos temáticos que compõem o Fórum e vão subsidiar as políticas públicas no Estado nos próximos anos.

O Grupo Temático sobre Segurança, por exemplo, desenvolveu um diagnóstico dos principais problemas e desafios ligados à área. O relatório final foi dividido em quatro partes: o movimento da criminalidade através do destaque de alguns tipos de crime; a criminalidade e o papel da arma de fogo na resolução dos conflitos; o sistema de Justiça Criminal, a questão carcerária e o adolescente infrator; e a associação do crime com a precariedade das condições de vida da população, analisando o impacto do roubo e/ou furtos e das agressões físicas nos indivíduos e nas famílias.

Em parceria com a Fundação Seade, o Fórum também propôs a criação do IPRS, cujo objetivo maior é acompanhar as políticas sociais dos municípios paulistas a cada dois anos, criando, inclusive, um ranking das prefeituras que mais desenvolvem ações neste campo. O IPRS se transformou em projeto de lei, aprovado em plenário no mês passado. "O índice acaba sendo um parâmetro para a medição da qualidade de vida nos diversos municípios paulistas e um motor no estabelecimento de políticas públicas", destaca o presidente do Legislativo paulista, deputado Vanderlei Macris (PSDB), que esteve na sede da ONU relatando a metodologia de medição social adotada por São Paulo.

alesp