Professor cubano realiza palestra na Assembléia


24/10/2001 17:27

Compartilhar:


A Comissão de Assuntos Internacionais, presidida pelo deputado Milton Flávio (PSDB), recebeu nesta quarta-feira, 24/10, o professor Guillermo Beatón, da Universidade de Havana, que realizou palestra sobre "O desenvolvimento psicológico e os contextos sócio-histórico-culturais".

O professor afirmou que existem duas características básicas para o desenvolvimento humano, a biológica, inerente ao indivíduo, e a social, relacionada a fatores culturais e ambientais. "Não podemos descartar que muitas sociedades causam, por razões políticas, danos aos seus integrantes."

Para Beatón, a característica social é mais freqüente. "Descobrimos que o número de genes é menor do que se esperava e que, portanto, o papel do ambiente é maior no desenvolvimento humano."

"O meio determina o desenvolvimento infantil e a distância entre os diferentes níveis que ele pode alcançar está ligado à capacidade de resolver um problema com independência", destacou o professor, lembrando que existem vários estágios de ajuda, estabelecidos pela ciência.

Em primeiro plano acontece a orientação da tarefa; em segundo, recorda-se soluções de tarefas semelhantes; em terceiro, realiza-se um conjunto de tarefas que a criança finaliza sozinha; e em quarto, há uma demonstração de como se resolve.

Beatón esclareceu que a pesquisa científica sobre o desenvolvimento vem sendo feita pela Universidade em paralelo aos estudos do genoma humano.

alesp