Indicação propõe prevenção de transtornos mentais em escolas públicas


27/04/2004 14:32

Compartilhar:


Da Assessoria da Deputada Analice Fernandes

Ao tomar conhecimento de uma pesquisa feita pela professora Giuletta Cucchiaro, docente na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) fez uma indicação ao governador Geraldo Alckmin pedindo que ele determine a elaboração de uma política estadual de prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais entre os alunos da rede estadual de ensino.

"A pesquisa revelou que 10% dos alunos das escolas públicas estaduais apresentam algum transtorno mental. Este número é muito alto e está trazendo graves conseqüências, segundo o estudo. Por isso, precisamos de uma política pública que ajude essas crianças e suas famílias", explica a deputada.

Segundo o estudo feito pela professora da UNICAMP, esses transtornos acarretam baixo rendimento escolar e situações de risco e violência, sobretudo entre as crianças e adolescentes da periferia. A situação é mais grave entre adolescentes do sexo masculino, demonstrando, mais uma vez, a importância dos fatores sócio-culturais para o desenvolvimento de problemas como os transtornos mentais. Muitos estudantes acabam desenvolvendo baixa auto-estima e timidez, mas outros acabam desenvolvendo uma grande agressividade.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp