Defesa do emprego marca lançamento da Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequena Empresa


05/05/2004 16:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Macris

Representantes de entidades de classe, federações, secretários de Estado e deputados unificaram os discursos em defesa do emprego, no ato de instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, realizado na terça-feira, 4/5, no auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa.

A frente é uma iniciativa dos deputados Vanderlei Macris (PSDB), Rodrigo Garcia (PFL) e Vicente Cândido (PT). Ela tem como objetivo criar políticas públicas adequadas para que o setor possa garantir sua sobrevivência com competitividade e pleno desenvolvimento.

Embora representem 29% do PIB Brasileiro, movimentem 12% do volume de exportações e empreguem 35 milhões de trabalhadores, as pequenas e microempresas ainda sofrem o que consideram discriminação das instituições de financiamento de crédito. "As dificuldades para acesso a um financiamento desestimulam o pequeno empresário", argumenta Macris. "Estamos assumindo uma causa e não podemos frustrar as expectativas", ele completa.

Para explicar a importância das micro e pequenas empresas na economia do país, Macris recorreu a uma frase de Franco Montoro. O ex-governador disse que o conjunto de pequenas obras foi a grande obra do seu governo, "da mesma forma que o conjunto das micro e pequenas empresas é o motor da economia brasileira".

Os deputados que fazem parte da frente receberam as mais variadas propostas sobre medidas de estímulo ao setor. Segundo o coordenador da frente, deputado Rodrigo Garcia, na próxima semana os parlamentares vão se reunir para avaliar as sugestões apresentadas e dar início à criação de projetos de incentivo.

Entre os participantes do ato de lançamento da frente estavam o presidente do Sinditec, Mário Zocca, e o presidente do Sindicato dos Comerciários, Antônio Roberto da Silva, ambos de Americana.

vmacris@al.sp.gov.br

alesp