Desenvolvimento da região de Sorocaba é alvo de emendas de Hamilton Pereira


13/11/2000 17:49

Compartilhar:


Entre as 61 emendas protocoladas na semana passada pelo deputado estadual do PT, Hamilton Pereira, na Assembléia Legislativa, está previsto o remanejamento interno de recursos da Secretaria de Economia e Planejamento para que os municípios que vêm buscando alternativas para alcançar o desenvolvimento regional auto-sustentável possam receber apoio político e institucional. Segundo a emenda, esses municípios trabalham através da instalação de fóruns e consórcios ou outras modalidades de organizações formais ou informais, nos moldes do que vem sendo desenvolvido na região do ABC.

Para Hamilton, "o governo do Estado não tem cumprido o seu papel planejador e articulador das forças econômicas, políticas e sociais em todas as regiões do Estado, para que elas possam trilhar o caminho do desenvolvimento auto-sustentado". Sergundo o deputado, "essa articulação é essencial porque, como no caso do Fórum de Desenvolvimento Regional do ABC, onde o Governo tem atuado de forma plural, os resultados são positivos".

Além do Consórcio do ABC, Hamilton cita outros exemplos, como o de Sorocaba, onde o Fórum de Desenvolvimento Regional vem buscando alternativas de acordo com as peculiaridades regionais. "Já há previsão legal, de iniciativa do Executivo, para que secretarias estratégicas cumpram os papéis que lhes cabem, impulsionando o desenvolvimento econômico, social e cultural das diversas regiões do Estado", afirma o Deputado.

Outras emendas para a Região. O Município de Salto é contemplado por outra emenda de Hamilton Pereira, que solicita o remanejamento de recursos da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para a construção de uma instituição educacional para crianças de 0 a 6 anos, no Bairro Nova Era.

Hamilton Pereira também está propondo o repasse de recursos ao Município de Mairinque, para pagamento de profissionais especializados e para aquisição de equipamentos para o Pronto Socorro de Beneficência Hospitalar. Já para o Município de Itapeva, Hamilton Pereira pleiteia o remanejamento de recursos da Secretaria dos Transportes para a Secretaria da Saúde, para a construção de um Hospital Regional naquele Município.

Realizar obras de pavimentação da avenida Filomena Vasques, situada no bairro Rio Acima, em Votorantim, é o objeto de mais uma das 61 emendas de Hamilton Pereira ao Orçamento Estadual para 2001. O Deputado explica que, há mais de 30 anos, os moradores esperam por essa obra. A reclamação foi levada ao Deputado através de um abaixo-assinado com 850 assinaturas, encaminhado pela população, que solicita providências urgentes.

alesp