O início do Parlamento Jovem e a participação das escolas


07/11/2008 17:43

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No dia 24 de novembro de 1999, o então presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris (hoje, deputado federal pelo PSDB), declarou que "o Parlamento Jovem vai contribuir para formar cidadãos preocupados com a solução dos grandes problemas do país e em condições de desenvolver uma postura crítica e construtiva com relação às principais questões que nos afetam". Hoje, presente à cerimônia de 2008, Macris considera atendidos seus desejos de então.

Na sua opinião, foi importante na época, a partir de algumas idéias que já circulavam na Assembléia, a preocupação em motivar a juventude a participar do processo político. A partir disso, levou em frente a iniciativa, consubstanciada hoje no Parlamento Jovem paulista.

"Naquele momento, imaginávamos que o estímulo à participação do jovem na vida pública era fundamental para garantir e consolidar o processo democrático brasileiro em curso. Não é possível imaginar-se o futuro do país sem criar condições e oportunidades para que seja garantido não só o processo democrático, mas uma participação cidadã dos jovens e o aprofundamento de seu conhecimento sobre o funcionamento do parlamento e da democracia", avaliou.

Macris afirmou que tem andado pelo interior do Estado e pôde constatar que, hoje, antigos participantes do Parlamento Jovem já convivem com a realidade política: alguns estão engajados em partidos ou em candidaturas a cargos municipais, outros já participam da gestão municipal. "Entendo que este é um estímulo importante para se garantir um processo de consolidação da democracia. E, afinal de contas, foi esse o espírito que motivou o meu movimento para constituir o projeto, que hoje é um sucesso.



O papel dos educadores

O ex-deputado César Callegari, atualmente membro do Conselho Nacional de Educação Básica, foi um dos deputados que apresentaram, em 1999, ao presidente da Assembléia, a idéia do Parlamento Jovem. Ele explicou que, como educador, sentia a necessidade da formação do processo de cidadania mais plena, e achava que devia começar desde cedo. Em sua opinião, os educadores devem tentar despertar o interesse dos jovens pela coisa pública e pela importância de ajudar o país e o mundo.

Para ele, os deputados jovens e processo paulista são o exemplo de como deve ser a política: homens e mulheres que se interessem em desenvolver idéias e propostas com compromissos sociais.

Callegari declarou achar que a Assembléia Legislativa paulista tem feito seu papel, mas que as autoridades do governo estadual precisariam se engajar mais amplamente nesse processo. Ou seja, deveria haver uma orientação dentro do programa anual de cada uma das escolas estaduais para que houvesse incentivo à participação de seus alunos no Parlamento Jovem, com ênfase em uma formação cidadã.

alesp