Notas do Plenário


31/03/2008 20:05

Compartilhar:


Meio Ambiente

Donisete Braga (PT) falou sobre a III Conferência do Meio Ambiente, que aconteceu na sexta-feira passada, na Alesp, e contou com a presença de 250 delegados para a discussão dos "principais termos em relação ao Meio Ambiente". Braga agradeceu a todos os servidores que estavam presentes e ajudaram na realização da conferência. Ele também falou sobre o projeto de flotação do rio Pinheiros, onde a água do rio será bombeada para a represa Billings e aumentará a geração de energia elétrica. Para ele, deve ser feito um estudo de impacto ambiental na área da represa para não prejudicar a região. (ME)

Briga tucana

Rui Falcão (PT) comentou os resultados da pesquisa elaborada pelo Instituto Datafolha, "que excitou ainda mais os tucanos", segundo a qual muitas pessoas não querem votar no Partido dos Trabalhadores. Para ele, esses eleitores são os chamados "elite branca", que não querem que seus interesses sejam afetados. Falcão aconselha Democratas e tucanos a se unirem para apoiar o melhor candidato. De acordo com ele, a briga tucana deve-se à luta pelo poder: Alckmin quer retomá-lo e Kassab não quer perdê-lo. "Enquanto a novela prossegue, a saúde, educação e trânsito ficam debilitados", concluiu. (ME)

Energia e combustível

Cido Sério (PT) retomou o assunto sobre a III Conferência do Meio Ambiente e disse que a discussão ocorrida na Assembléia, na semana passada, terá um desdobramento importante na Conferência Nacional, em Brasília. Sério afirmou que o Brasil é um grande fornecedor de combustível limpo e renovável para vários países, e que por conta de sua contribuição, pode cobrar deles uma postura ambientalmente responsável. (ME)

Reforma Tributária

Carlos Giannazi (PSOL) expressou repúdio à nova reforma tributária, caso ela seja aprovada, pois, segundo ele, representará uma queda de 7 bilhões de reais ao ano na receita do Orçamento federal. "Os municípios irão perder, principalmente no transporte gratuito dos alunos da rede pública", disse ele. Giannazi defende "uma reforma tributária para ajudar o trabalhador de baixa renda e não para prejudicá-lo". (ME)

Ingrid Betancourt

Olímpio Gomes (PV) falou sobre as campanhas feitas pelo seu partido para levar o governo brasileiro a ajudar na liberação de Ingrid Betancourt, seqüestrada há seis anos por integrantes da Farc, na Colômbia. Gomes pede que as autoridades brasileiras utilizem "seu peso na América Latina e mecanismos de pressão para obrigar o governo colombiano a agir pela libertação da ex-deputada". Segundo ele, as condições físicas e psicológicas de Ingrid Bittencourt estão muito comprometidas. "Essa é uma questão suprapartidária. Todos devem dar as mãos para ajudá-la", afirmou Gomes, lembrando que o marido de Ingrid está no Brasil apelando por ajuda. (ME)

Bancada do ABC

Em contraposição às afirmações constantes de artigo publicado no Diário do Grande ABC sobre a atuação da bancada da região na Assembléia Legislativa, José Bittencourt (PDT) afirmou que, se o calendário eleitoral prejudica uma ação política mais coesa dos representantes dos municípios do ABC, não se pode esquecer das várias diligências com vistas a melhorar áreas como a saúde, tampouco da criação da frente parlamentar em defesa da Billings e da proposta de emenda à Constituição do Estado para garantir a regularização de áreas próximas a mananciais, assunto da maior importância para a região. (MS)



43 anos de Juquitiba

Analice Fernandes (PSDB) agradeceu o título de cidadã juquitibense com o qual foi homenageada, no momento em que o município no sudoeste paulista comemora 43 anos de emancipação político-administrativa. Para a deputada, Juquitiba, como importante parque ecológico do Estado, tem pela frente o grande desafio de preservar seus mananciais. Ela lembrou a ação do governador José Serra, que tem destinado recursos para a melhoria da vida da população da cidade, destacando a recente liberação de verbas para a construção da primeira unidade básica de saúde no denso bairro Palestina. (MS)

Linha 6 do Metrô

Celino Cardoso (PSDB) exaltou a política do governo Serra de expansão do sistema de transporte na região metropolitana, como forma de enfrentamento da situação caótica do trânsito na capital, que recebe, a cada dia, mais de 600 novos veículos. Segundo o deputado, desde os anos 90 ele vem lutando para que o metrô chegue ao bairro da Freguesia do Ó, o que deverá acontecer agora com o anúncio de investimentos para a construção da linha 6. Celino parabenizou também o prefeito Kassab, pelos investimentos no transporte sobre trilhos. (MS)

Agenda

Para o deputado Adriano Diogo (PT), o dinamismo da agenda do governador Serra não tem correspondência quando se trata de seus secretários, que têm, segundo ele, deixado de atender convites de par­lamentares e da sociedade. Exemplo disso foi a ausência, na abertura da III Conferência Estadual do Meio Ambiente, do secretário da área. Diogo dirigiu, ainda, apelos a autoridades, parlamentares e à Sabesp, para que não se deixem levar pelo projeto de flotação das águas do rio Pinheiros, que, afirmou, "é feita por uma única empresa no mundo e não passa de técnica de remoção estética da poluição". (MS)

Porto Brasil

Referindo-se ao anúncio da construção pelo grupo empresarial EBX de um porto no município de Peruíbe, Samuel Moreira (PSDB) considerou que há muito a se debater sobre o projeto, que até agora só foi apresentado em linhas gerais. Na avaliação do deputado, o empreendimento merecerá apoio se conciliar desenvolvimento econômico com garantia dos aspectos sociais e ambientais na Baixada Santista. Samuel Moreira dirigiu-se, ainda, a deputado do PT, estranhando que o partido se preocupe tanto com questões que dizem respeito à aliança entre o PSDB e DEM. (MS)

Retrocesso

Para Carlos Giannazi (PSOL), a reforma determinada pela Secretaria de Educação na grade curricular do ensino público de nível médio constitui um retrocesso e apelou para que o Conselho Estadual da Educação atue no sentido de impedir a extinção de disciplinas como sociologia e psicologia. Giannazi lembrou, ainda, que dado divulgado pela imprensa, informando que 60% das escolas do Estado precisam de reforma, confirma suas reiteradas denúncias de sucateamento da educação. Ao final, o deputado comunicou que se realizará no próximo dia 3/4, nesta Casa, audiência pública para debater a situação da Carteira dos Advogados que era administrada pelo Ipesp.

alesp