Wagner Lino quer discutir efeitos do apagão na segurança pública


16/05/2001 18:58

Compartilhar:


O deputado estadual Wagner Lino (PT) entrou com requerimento para que se realize uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa com o propósito de tratar dos efeitos dos apagões na segurança dos cidadãos paulistas.

Para o deputado, é importante discutir os efeitos do apagão por ser um fato concreto e já constatado que a falta de iluminação contribui para o aumento da ocorrência de crimes. As localidades onde a iluminação não existe ou são menos iluminadas geralmente possuem maiores índices de criminalidade.

"Quando há cobranças de ações para o combate ao crime, a primeira medida tomada é a colocação de postes de iluminação pública", lembra o deputado.

Wagner Lino alerta também que os equipamentos particulares de segurança, como alarmes, portões automáticos, circuitos de TV, entre outros, necessitam de energia elétrica para funcionarem e que isto está gerando intranqüilidade em comerciantes e em alguns setores da população. "A Assembléia sempre discute os grandes temas que afligem a população de nosso Estado, por isso a realização desta audiência é importante", disse o deputado Wagner Lino.

Wagner Lino também está preocupado com os efeitos do apagão nas penitenciárias do Estado. Na última terça-feira, 15/05, a Casa de Detenção ficou toda escura devido ao corte de energia. "Só quem conhece aquele lugar sabe o que pode ocorrer lá com a falta de luz", disse o deputado, que conhece o local por ter sido o relator da CPI do Sistema Prisional, encerrada em 1996.

No requerimento o deputado indica a participação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, do delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, e de especialistas na área de segurança como o coronel da reserva da PM José Vicente da Silva Filho, de representante do Instituto Fernand Braudel e de Túlio Kahn, do Instituto Latino Americano das Nações Unidas (Ilanud).

(Mais Informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/ 6853)

alesp