Política com "P" maiúsculo

Opinião
16/11/2005 19:30

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo tem, em sua agenda de novembro, um acontecimento muito especial. Neste mês, durante dois dias, o Legislativo paulista recebe 94 "deputados", que têm de 15 a 19 anos de idade, escolhidos em todo o estado para compor o Parlamento Jovem. A iniciativa já é tradicional " acontece este ano pela sétima vez " mas, talvez, não tenha recebido divulgação coerente com sua importância.

Para começar, os 94 jovens deputados são eleitos em suas regiões, a partir da relevância dos projetos que apresentam. Nossa cidade, Itapevi, por exemplo, tem dois representantes. Natália Carregosa Fonseca, colaborou com um projeto que prevê a correção de erros em placas e anúncios públicos. E Aline Aparecida Ladeira, sugeriu a transformação de terrenos públicos baldios em praças esportivas e de lazer.

Todos os projetos são colocados em debate e votados, ao longo dos dois dias de funcionamento do Parlamento Jovem. Os 94 "deputados estaduais" também elegem sua Mesa Diretora para a Assembléia Legislativa. Nada impede que um bom projeto aprovado pelos jovens parlamentares seja abraçado por um deputado estadual "de verdade" e, após a devida tramitação, transforme-se em lei paulista.

Muito mais importante do que isso, porém, é a verdadeira aula que a simples existência do Parlamento Jovem dá ao Estado de São Paulo. Isso porque, ao desvendar para garotos e garotas de todo o estado os meandros do funcionamento do Legislativo e, acima de tudo, expor-lhes o que a atividade parlamentar pode fazer para melhorar a vida das pessoas, o Parlamento Jovem vai na contramão da atual onda de descrença para com a política. Nesses tempos de mensalões, escândalos e CPIs, estamos falando do despertar de novas vocações políticas, não contaminadas por mazelas antigas, o que nos traz muita esperança.

Ao voltar às suas casas, nossas duas meninas de Itapevi certamente estarão imbuídas de uma preocupação renovada para com o bem comum. Elas, ao certo, irão analisar sob outro prisma seu engajamento na solução de problemas de seu bairro, de sua rua. E, também, irão contaminar positivamente dezenas de amigos e colegas, a quem transmitirão suas experiências; seus sonhos.

Pode ser um passo pequeno mas, sem sombra de dúvida, o funcionamento do Parlamento Jovem está no caminho certo, da formação de novos líderes, comprometidos com uma vida política mais sadia, para São Paulo e o país. Isso é fazer Política, com "P" maiúsculo.



*Deputado estadual, foi chefe da Casa Civil no governo Mário Covas e Geraldo Alckmin.

alesp