Notas de Plenário


26/09/2005 18:37

Compartilhar:


Lado pessoal

Milton Flávio (PSDB) falou da comemoração dos 60 anos de casamento de seus pais, comemorado no fim de semana. "Um exemplo de vida esse casal de aposentados". Além disso, o deputado disse que está processando o estudante que o agrediu verbalmente na Casa, e que também divulgou pela internet falsas acusações sobre o parlamentar, segundo ele, em meio a palavras chulas. "Ele quis espalhar inverdades aos amigos. Não vou aceitar ofensa pessoal. Aqui, se escondeu no meio das pessoas e achou que pela internet sua identidade estaria escondida, mas Flavio Luis de Castro foi descoberto". O deputado preveniu o estudante de que ele responderá pelas ofensas e espera que ele saiba assumir seus atos e saia da obscuridade.

Déficit da Justiça

José Bittencourt (PTB) fez uma alusão a matéria publicada hoje pelo Diário do Grande ABC, divulgando que na região existem 786 mil ações judiciais acumuladas. "Esse fato coloca em risco o cidadão que busca abrigo na justiça para fazer valer seu direito", reclamou. O deputado informou que a média de feitos que a justiça do Estado de São Paulo administra é de 8,5 mil. "Faltam juiz, servidores e estrutura. Desse jeito, se põe em risco a cidadania". Segundo Bittencourt, há déficit de aproximadamente 15 mil servidores, e algo precisa ser feito para reverter essa situação.

Solidariedade parlamentar

Rosmary Corrêa (PSDB) parabenizou a atitude do deputado Milton Flávio de processar criminalmente o estudante que o agrediu com palavras infames. "Nada que se faz de errado fica encoberto muito tempo". A deputada denunciou que na Casa se encontram cadeiras riscadas e quebradas, utilizadas por professores e estudantes que vêm às galerias se manifestar. Segundo Rose, os deputados não têm conseguido expor suas posições ou dar seqüência à sessão que discute o veto em razão das agressões e da desorganização. "Vivemos numa democracia em que as pessoas têm direito de se manifestar. Mas quando um deputado não está de acordo, é agredido e é preciso recorrer à polícia. É muito triste".



Números

Milton Flávio (PSDB) voltou à tribuna para agradecer o apoio e a solidariedade da deputada Rosemary Corrêa no caso da agressão verbal cometida por um estudante universitário ao deputado e comentou o prejuízo causado ao Estado pelas 135 mil licenças médicas solicitadas, em 2003, por professores públicos. "Dos 257 mil professores, 135 mil pediram licença médica. Foram quatro milhões de dias de licenças médicas e cerca de R$ 300 milhões gastos entre contratação de substitutos e salário dos professores titulares , valor correspondente à verba anual do Iamspe e a 2/3 do orçamento pleiteado pelas universidades públicas."

Test drive

Inconformado com a falta de qualidade dos serviços prestados pela operadora de celular TIM, o deputado Orlando Morando (PSDB) afirmou que processará a empresa no juizado de pequenas causas porque, conforme explicou, sua adesão a um plano de mil minutos da empresa lhe deu o direito de ganhar um aparelho celular que não tem sinal em sua residência, em São Bernardo do Campo. Morando ressaltou que no Brasil os serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia estão entre os mais caros e piores do mundo . "Essas operadoras, em especial a TIM, são verdadeiras estelionatárias. Antes de aderirmos a uma operadora devemos fazer um test drive para constatarmos se o produto funciona em nossa residência", reforçou o parlamentar.

alesp