Assembléia homenageia diretor da Organização Pan-Americana da Saúde

(com fotos)
22/04/2002 20:56

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 22/4, ato solene em homenagem ao diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), George Alleyne. O presidente do Legislativo paulista, deputado Walter Feldman, definiu o evento como um tributo "ao trabalho independente da OPS em prol de uma América integrada, valente e vitoriosa". De acordo com ele, Alleyne, à frente da organização, "transcendeu suas origens e especificidades profissionais para construir uma contribuição efetivamente universal".

Segundo o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, graças à cooperação da OPS com o Brasil e com o Estado de São Paulo foi possível incentivar a produção de vacinas e medicamentos e desenvolver programas como o Agita São Paulo, "hoje referência em todo o mundo na área de saúde preventiva".

Em nome do governador Geraldo Alckimin, o secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, destacou "a imensa obra de transformação do conceito de saúde publica desenvolvida pela OPS comandada por George Alleyne". Segundo Meirelles, o homenageado introduziu nesse conceito a dimensão da qualidade alimentar, através da compreensão da saúde veterinária como condição para a saúde humana.

Incentivo ao agronegócio

Para o secretário de Agricultura, foi graças a essa "revolução" que o Brasil deu passos decisivos para o desenvolvimento do agronegócio, hoje responsável por mais de 40% das exportações brasileiras e pela geração de quase 9 milhões de empregos diretos em todo o país. O presidente da Associação Parlamentar do Mercosul, Milton Flávio, reforçou as declarações de Meirelles: "Sem saúde animal não se podem criar condições propícias ao desenvolvimento da saúde humana."

George Alleyne destacou a importância de se fugir dos modelos de desenvolvimentos centrados exclusivamente nos índices econômicos e de se investir em agronegócios para enfrentar a pobreza. De acordo com ele, a atuação da OPS possui dois focos principais: a diminuição da distância entre os que têm e os que não têm e o fortalecimento do "espírito pan-americano".

Nascido em Barbados em 1932, o médico George Alleyne é diretor da Organização Pan-Americana desde 1995. Dedicou sua vida à pesquisa e coordenou diversos programas de saúde na Jamaica. Recebeu dezenas de prêmios e, em 1989, a Universidade West Indies concedeu-lhe o título de doutor honoris causa em ciência. Em 1990 recebeu da rainha Elizabeth II o título de "Sir" do Knight Batchelor, a mais antiga ordem da aristocracia inglesa.

alesp