INSTITUTO DA MAMA: UMA CONQUISTA CONTRA O CÂNCER - OPINIÃO

Pedro Tobias*
17/05/2001 16:28

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa de São Paulo realizou, na última segunda-feira, sessão solene para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, que é, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos que atingem a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoalmente.

Em São Paulo, o câncer de mama representa a primeira causa de morte de mulheres, porque é diagnosticado quase sempre tardiamente. Daí a importância de um centro especializado no exame (mamografia) precoce.

Recentemente, no dia 5 de maio, tive a felicidade de realizar um antigo sonho: foi inaugurado oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin o Instituto de Câncer de Mama, na Maternidade Santa Isabel, em Bauru. Lutei por esta obra desde a minha chegada à Assembléia, há 2 anos, e agora vejo o grande alcance social que ela terá para as mulheres, principalmente para as mais carentes.

Superficialmente, pode parecer uma obra pequena, mas só sabe avaliar sua dimensão quem teve ou tem na família um caso de câncer de mama em fase avançada. Com o Instituto da Mama, vamos reduzir a mortalidade dessas mulheres, bem como a sua mutilação, porque não será mais preciso fazer a mastectomia.

A partir de agora, as mulheres de Bauru e região vão viver uma nova realidade, pois o Instituto oferece gratuitamente o diagnóstico precoce, com acesso rápido, humano e desburocratizado. Com isso, muitas vidas serão salvas.

O Instituto de Câncer de Mama tem quatro consultórios médicos, sala para mamografia, sala para ultra-sonografia, sala para procedimentos cirúrgicos e sala para recuperação das pacientes. Ele começará a funcionar nos próximos dias e atenderá cerca de 500 consultas ao mês.

O Instituto, que vai atender pacientes do SUS, recebeu o nome de "Lyenne Berriel Cardoso", uma homenagem à presidente da Associação Bauruense de Combate ao Câncer, e aos demais voluntários que reivindicavam a instalação desta obra social, resultado de nossa luta, conquista de Bauru e região e um investimento do governo do Estado.

*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB e médico ginecologista e mastologista (especialista em câncer de mama).

alesp