Projeto institui dia do cooperativismo

Deputado Willians Rafael é autor de projetos que criam fundo de aval para diferentes tipos de cooperativas
08/05/2002 11:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Willians Rafael (PTB) apresentou o Projeto de Lei 237/2002 que institui o Dia do Cooperativismo, a ser comemorado anualmente no primeiro sábado de julho. De acordo com o projeto, a Assembléia Legislativa deverá realizar a comemoração na primeira quinzena de agosto.

Cooperativista na prática, Willians Rafael idealizou e fundou o Movimento Habitacional Casa Para Todos, que constrói em Osasco, região oeste grande São Paulo, quase 5 mil unidades habitacionais, um misto de casas e apartamentos. "Sou entusiasta desta ferramenta social e acredito piamente que o cooperativismo é capaz de compensar para a humanidade e para a construção da sociedade mais justa, mais humana e verdadeiramente solidária", revela o deputado.

Willians Rafael é autor ainda de onze projetos de lei que criam fundo de aval para diferentes tipos de cooperativas e associações e do projeto que dispõe sobre a instituição do ensino do cooperativismo no ensino público. O deputado também apresentou o projeto de resolução que cria a Comissão Permanente do Cooperativismo e a moção que apela ao Senado e à Câmara dos Deputados para que promovam medidas necessárias à inclusão do ensino do cooperativismo na grade curricular das escolas públicas.

"No já remoto ano de 1973, o cooperativismo brasileiro respondeu pela comercialização de 45% do total da soja produzida no país, por 84% do trigo e por 62% da lã. Não será difícil imaginar em quanto importa ampliar, por todos os caminhos possíveis, a idéia e as vantagens do cooperativismo", afirma Willians Rafael.

alesp