CPI das Financeiras deve ouvir empresa que rastreia contas no Exterior

(com fotos)
24/04/2002 16:27

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 24/4, a CPI das Financeiras decidiu convidar Durval Noronha, representante da empresa encarregada de fazer o rastreamento de contas correntes nas Ilhas Jersey, para uma audiência especial em caráter reservado.

O presidente da Comissão, Claury Alves da Silva (PTB), informou que a Justiça indeferiu a ação impetrada pela Associação Brasileira de Empresas Administradoras de Cartões de Crédito. "Parabéns à Procuradoria da Assembléia Legislativa por mais essa vitória."

Claury também destacou que o Unibanco solicitou envio de anotações do depoimento de seu diretor e do cliente, que se considera lesado pela instituição, ocorrido no ano passado. "O advogado de Ivan Yung, Edson Takehara, também solicitou cópia do depoimento de seu cliente", completou Claury.

O relator da CPI, Salvador Khuriyeh (PSB), pediu uma visita à sede do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, para levar, em conjunto, ao Ministério Público, denúncias sobre o caso Ruth Escobar. "Também sugiro um convite a José Carlos Vieira da Costa, que acompanhou Ruth Escobar à visita ao presidente Fernando Henrique e também é portador de denúncias sobre desvio de dinheiro no Exterior."

Khuriyeh ainda insistiu no comparecimento do diretor-executivo do HSBC do Brasil, Frank Lawson, à CPI. O relator também sugeriu convocação do ex-presidente do Bamerindus, José Andrade Vieira.

alesp