Da Tribuna


02/05/2011 19:40

Compartilhar:


Segurança do Legislativo



"Agora temos um refeitório mais seguro", afirmou Olimpio Gomes (PDT) referindo-se à retirada do lacre que envolvia os sprinklers do novo restaurante da Casa. Ele ainda disse que há gabinetes em que os detectores de fumaça não estão funcionando; criticou mudança da guarita de segurança do estacionamento, que está mais próxima da cerca e, segundo Gomes, deixa os policiais mais vulneráveis; e questionou o fato de os policiais militares trabalharem desarmados nos recintos do Legislativo. "Temos que aprender a cuidar da nossa Casa para poder cuidar do Estado". (DK)



Jornada extra-aula



Sobre a jornada de trabalho extra-aula dos professores da rede pública de ensino do Estado, Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que a questão ficou pendente no julgamento da ADI contrária à Lei 11.738/2008, que estabelece piso salarial nacional para o magistério paulista. Ele ressaltou que a rede estadual de ensino pratica apenas 17% da jornada de trabalho destinada a atividades fora da sala de aula, quando lei federal prevê 33%. "A secretaria estadual da Educação pode mudar isso, basta ela alterar o plano de carreira do magistério", sugeriu. (DK)



Pequenas empresas



Luiz Marcolino (PT) comentou que o Congresso Nacional votará, neste mês, o PLC 591/2010, que muda as regras do regime especial de tributação das pequenas e microempresas. "É um debate importante porque as empresas de pequeno porte são geradoras de milhões de empregos e responsáveis pelo crescimento do nosso Estado". Marcolino também disse que nesta terça-feira, 3/5, haverá audiência pública no auditório do Instituto de Engenharia para discutir obra no trecho norte do Rodoanel, agendada pela Dersa. (DK)



Embu das Artes 1



"O nome oficial do município de Embu é Estância Turística de Embu", lembrou Geraldo Cruz (PT), ao comentar o plebiscito, ocorrido no último domingo, 1º de maio, sobre alteração do nome da cidade. O parlamentar ainda citou dados referentes ao município, como a presença de cerca de 15 mil turistas todo final de semana. Cruz também ressaltou a grande participação dos embuenses no plebiscito, onde 66% da população votou a favor da nomenclatura Estância Turística de Embu das Artes. (DK)



Crise partidária



O deputado Adriano Diogo (PT) falou sobre entrevista que o cientista político Leôncio Martins Rodrigues concedeu à Folha de S. Paulo, na qual ele diz que "o PSDB corre o risco de se tornar uma legenda maldita". Diogo também reclamou da Fórmula Indy, realizada na manhã desta segunda-feira, 2/5, devido às fortes chuvas de domingo: "Senhor Kassab, o senhor parou a cidade para atender a interesses financeiros", disse, enfatizando que o PSD, fundado por Kassab, é oposição ao PT. Diogo prestou homenagem ao ator e diretor José Renato Pécora, falecido neste domingo em são Paulo. O velório do idealizador do Teatro de Arena de São Paulo acontece no próprio teatro. (LP)



CPI da Perícia



Inconformado com o "descaso" com que o Departamento de Perícias Médica, subordinado à Secretaria de Gestão Pública, tem tratado os servidores estaduais que precisam passar por perícia médica, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) recorreu ao Ministério Público Estadual para investigar as denúncias de maus-tratos. "Já que a Assembleia não quer investigar esse caso, recorri ao Ministério Público Estadual que, através da Promotoria de Direitos Humanos, abriu inquérto civil sobre o assunto." (LP)



Embu das Artes 2



Embu, mais conhecida por Embu das Artes, teve plebiscito neste domingo, 1º/5, para decidir se a cidade altera sua denominação. "Com 240 mil habitantes, 170 mil pessoas compareceram às urnas. Dessas, 74 mil (66%) dos moradores, decidiram que a cidade deve se chamar Embu das Artes. Agora, a Assembleia deve aprovar projeto de lei para que seja oficializada a alteração do nome", esclareceu Donisete Braga (PT). Braga também falou sobre a expansão da droga oxi no Estado. "É um problema de saúde pública grave." (LP)



Data-base do funcionalismo



Para o deputado Olimpio Gomes (PDT), o PSDB já é uma "legenda maldita", principalmente para os cerca 1,7 milhão de servidores públicos estaduais que aguardam o respeito à data-base do funcionalismo, que é 1°/3. "A falta de cumprimento da legislação desmoraliza o Legislativo e os servidores." Gomes também cobrou a instalação das comissões permanentes. "Estamos a 58 dias do recesso parlamentar e há 50 dias do início dos trabalhos, e ainda não conseguimos dividir o número de deputados pelas 15 comissões. Se não tomarmos cuidado, durante todo o primeiro semestre a Assembleia ficará sem atividade." (LP)

alesp