Deputados participam de ato em defesa da ética na política


24/10/2000 18:32

Compartilhar:


O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo reuniu na tarde desta terça-feira, 24/10, alguns dos mais expressivos nomes da Política paulista no "Ato pela Defesa da Ética na Política e da Cidade de São Paulo", que acabou se transformando em manifestação a favor da candidata à Prefeitura pelo PT, Marta Suplicy.

Estavam presentes o governador Mário Covas, a própria candidata Marta Suplicy, os senadores Eduardo Suplicy (PT) e Roberto Requião (PMDB) e a deputada federal Luiza Erundina (PSB).

O discurso de Mário Covas acabou emocionando a candidata. O governador disse que se recusou a seguir as recomendações dos médicos, que queriam que ele se internasse no hospital na quinta-feira, porque queria não apenas votar mas "ir às ruas para convencer os amigos a votar em Marta Suplicy". Por esse motivo, Covas, que deve se submeter na próxima semana a uma intervenção cirúrgica para retirar um tumor cancerígeno, só será internado no domingo à noite, após as eleições.

O ato foi prestigiado por diversos deputados estaduais, entre os quais Vanderlei Macris (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa; Roberto Gouveia (PT), primeiro secretário; Walter Feldman(PSDB), Milton Flávio (PSDB), Petterson Prado (PPS), Carlos Zarattini (PT); José Zico Prado (PT); Celino Cardoso (PSDB); Arnaldo Jardim (PPS) e Rodolfo Costa e Silva (PSDB).

O ato também contou com a presença de antigos e atuais dirigentes do sindicato, de representantes de entidades da sociedade civil ligadas aos movimentos pela cidadania e de outras personalidades, incluindo o ex-jogador de futebol Sócrates e o compositor Chico César.

Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Fred Ghedini, o ato foi convocado para protestar contra a atitude do prefeito Celso Pitta, que "enviou à Câmara Municipal um orçamento disforme para prejudicar a próxima gestão municipal". Ghedini criticou os rumos da campanha política eleitoral em São Paulo afirmando que ela não deve ser feita em cima de atos mesquinhos nem calcada em calúnias contra candidatos.

alesp