Afanasio pede à Justiça proibição de filme do PT


24/05/2001 15:10

Compartilhar:


O deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL) protocolou nesta quarta-feira, 23/5, três ações judiciais contra o Partido dos Trabalhadores (PT), o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, e o publicitário Duda Mendonça. O objetivo das representações é obter a imediata proibição de veiculação, através da TV, da campanha político-partidária Xô Corrupção.

Afanasio se baseia em reportagens veiculadas na mídia mostrando que o filme, que deveria começar a ser divulgado a partir do próximo dia 28, apresenta cena de ratos roendo a Bandeira do Brasil e arrastando seus pedaços para uma toca. Medidas cautelares foram encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo e para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, com a argumentação de Afanasio de que "a bandeira, maior símbolo do país, não pode ser aviltada por partidos e nem por folclóricos marqueteiros".

Uma terceira representação foi entregue à Superintendência da Polícia Federal, pedindo ação policial para o caso, por crime de ofensa contra a bandeira, em desobediência à legislação que protege os símbolos nacionais. Afanasio diz que ficou indignado ao ver na TV, no dia 11/5, reportagem reproduzindo o filme de Duda Mendonça adotado pelo PT: "No momento em que o país enfrenta dificuldades, essa não pode ser a postura de um partido que busca o poder. Crianças aprendem a respeitar a bandeira, que atletas erguem com orgulho. O filme do PT é sórdido e criminoso."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Afanasio Jazadji - 3886-6565/6536)

alesp