Deputado lamenta morte de Walter Accorsi


06/04/2006 10:16

Compartilhar:


A morte do professor Walter Radamés Accorsi foi muito sentida pelo deputado Roberto Felício (PT), que lamentou a perda de "uma das mais notáveis personalidades piracicabanas". O deputado afirmou também que Radamés era referência mundial em fitoterapia (emprego de remédio de origem vegetal), uma de suas principais linhas de pesquisa e de atuação na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP).

Para Roberto Felício, Piracicaba tem a responsabilidade de fazer justiça ao pesquisador, imortalizando a sua memória como cientista e religioso. Segundo o deputado, Walter Accorsi, de maneira serena, terna e generosa, sempre tinha uma "fórmula, um remédio" para os males do corpo e do espírito dos que o procuravam em busca de ajuda.

Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira, 5/4, na Assembléia Legislativa, o deputado enalteceu o trabalho de Walter Accorsi, que também foi combatente na Revolução de 1932. "Quero registrar aqui, com muito pesar, esta enorme perda, não apenas para Piracicaba, mas para toda a humanidade, pois este grande pesquisador se tornou referência mundial no estudo e na aplicação da fitoterapia", destacou o parlamentar.

O deputado ressaltou ainda os estudos e as descobertas de Accorsi, que ganharam ressonância e reconhecimento na comunidade médica nacional e internacional, como a aplicação do ipê roxo no tratamento de câncer e da leucemia e o uso do confrei como cicatrizante, além de outras propriedades. Catedrático em Botânica, Walter Radamés Accorsi faleceu na manhã da quarta-feira, 5/4, aos 93 anos de idade, após complicações decorrentes de uma cirurgia.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp