Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promove audiência pública


25/05/2004 17:53

Compartilhar:


Da assessoria da Deputada Maria Lúcia Prandi

A Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável realiza nesta quarta-feira, 26/5, sua 19ª audiência pública. O evento terá como tema "Tai Chi e a saúde no Terceiro Milênio", que será apresentado pelo professor Davi Roberto de Almeida, da Universidade Aberta da Terceira Idade da UniSantos. O encontro acontece, a partir das 14h, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo (avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera).

A coordenadora da Frente Parlamentar, deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), afirma que a escolha do tema se deve à importância da prática de atividades físicas como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida. "Com o Tai Chi, a idéia é unir, a partir da filosofia oriental, tanto a saúde mental como a corporal. Estou convicta de que todos que estiverem presentes serão contemplados com uma belíssima palestra do professor Davi", destaca a parlamentar.

Discípulo do mestre Liu Pai Lin, o professor David também fará demonstração de exercícios e comandará os participantes da audiência pública na realização de movimentos do Tai Chi. Surgido na milenar cultura chinesa, o Tai Chi Chuan é um misto de arte marcial e dança. Por meio de movimentos leves e harmoniosos, visa o equilíbrio físico e mental.

O Tai Chi Chuan pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Segundo seus praticantes, a realização continua dos exercícios propicia relaxamento e serenidade interior, equilibrando e harmonizando as vibrações do corpo com as da mente. Dessa forma, previne especialmente doenças provocadas pelo stress.

Dia do Desafio

A audiência pública integrará a programação do Dia do Desafio entre a cidade de São Paulo e Monterey (México). Após a realização dos movimentos, o número de participantes do evento será comunicado à organização da competição na Capital. Símbolo do combate ao sedentarismo, o Dia do Desafio é uma prova amigável entre cidades, com o objetivo de mobilizar o maior número de habitantes para praticarem 15 minutos de atividade física durante o dia.

A competição surgiu no Canadá e espalhou-se pelo mundo. No ano passado, participaram mais de 38 milhões de pessoas, em 1.548 cidades de todo o continente americano. No Brasil, é realizado desde 1995. Em São Paulo, quem praticar atividades físicas deve registrar sua participação pelo telefone 0800-118220 ou pelo e-mail challengeday@paulista.sescsp.org.br, entre a meia-noite e 21h desta quarta-feira. Também haverá pontos estratégicos de captação espalhados pela cidade, mantidos pela Prefeitura.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp