Parlamentar propõe esterilização de cães


20/05/2004 16:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vitor Sapienza

O deputado Vitor Sapienza (PPS) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que torna obrigatória a esterilização de cães da raça Pitt Bull. Ao justificar a medida, Sapienza cita a alta agressividade desses animais, responsáveis por ataques que resultaram em morte e mutilação de inúmeras pessoas, adultos e crianças.

Segundo informações prestadas pelo cinófilo e etólogo Bruno Tausz, a raça Pitt Bull surgiu da pior maneira possível, resultado da mistura das raças American Staffords e Hire Terrier. Ela foi criada nos Estados Unidos com objetivo de produzir cães ferozes, vencedores em rinhas.

Para o deputado, a castração de machos e fêmeas é o único meio de se evitar o cruzamento com outros cães ou raças, impossibilitando a sua proliferação e a criação de sub-raças.

Segundo o projeto, os donos desses animais teriam prazo de cento e vinte dias para a esterilização dos cães. Os animais deverão ser registrados em órgão oficial, comprovando a esterilização. Os animais só poderão ser conduzidos por maiores de dezoito anos, quando em logradouros públicos, praças, jardins, vias de circulação interna de condomínios, shopping centers, ou qualquer outro local de circulação humana. Além disso, os animais deverão trazer coleira com a identificação do proprietário, seu endereço e o registro de que foi efetuada a esterilização.

O parlamentar destaca que, na Inglaterra, a raça pitt bull foi completamente proibida; na França, eles foram esterilizados; e em Maryland, nos Estados Unidos, os cães nascidos após 3 de fevereiro de 1997 são considerados ilegais e confinados.

vsapienza@al.sp.gov.br

alesp