Deputado quer desburocratizar exportações via porto de Santos


03/07/2008 11:49

Compartilhar:


O deputado Bruno Covas protocolou no final de junho Indicação para que sejam realizados estudos para viabilizar a instalação de uma unidade do Centro de Logística de Exportação (Celex) na região metropolitana da Baixada Santista, com foco para atendimento no porto de Santos.



A preocupação do deputado é com os prejuízos que o excesso de burocracia tem causado ao comércio exterior, em razão de vários fatores. Um dos principais é a pouca integração entre as repartições encarregadas da tramitação do despacho aduaneiro. "Com o funcionamento ininterrupto de todos os elos da cadeia, haverá maior agilidade no processo, o que já será um grande passo. Por este motivo é fundamental uma unidade do Celex em Santos", explicou.



Na visão do parlamentar, a instalação do centro deve fomentar o comércio exterior, o incremento das exportações e a inserção competitiva no mercado internacional das empresas da região metropolitana de Santos. Outra meta é pensar no escoamento da produção nacional que passa pelo maior porto do Brasil. "Inclusive já está em estudos o funcionamento do Porto 24 horas, que irá dinamizar a infra-estrutura existente, desde que a burocracia não seja um obstáculo", argumentou.



Ainda de acordo com o deputado, Santos e região possuem um grande número de despachantes aduaneiros, escritórios de comércio exterior e vários outros profissionais envolvidos com importação e exportação. Às vezes, porém, para liberar uma carga, os despachantes são obrigados a ir a São Paulo buscar um documento que poderia ser gerado no próprio local de embarque. "Estamos certos de que poderemos contar com o Celex em Santos, um verdadeiro "PoupaTempo da Exportação", para agilizar o já esperado "Porto 24 Horas" de Santos", finalizou.



brunocovas@al.sp.gov.br

www.brunocovas.com.br

alesp