Prorrogadas as inscrições para o Parlamento Jovem até 19 de setembro


11/09/2008 18:59

Compartilhar:


Permanecem abertas até o dia 19/9 as inscrições para o Parlamento Jovem 2008, projeto que tem como objetivo proporcionar a estudantes da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental a experiência do exercício efetivo da cidadania e da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. O Parlamento Jovem também busca nos jovens propostas claras e idéias objetivas que são apresentadas em forma de projetos.

Anualmente, o Parlamento paulista oferece oportunidade a estudantes do ensino médio ou fundamental, alternadamente, de interagirem nas discussões que permeiam a sociedade, através da elaboração de propostas de lei. É uma maneira de praticar a cidadania, discutir em conjunto e respeitar a opinião do grupo.



Como fazer para participar:



Os candidatos de escolas públicas e particulares do Estado devem elaborar um projeto de lei relacionado a um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Depois, a direção de cada escola deve eleger um único projeto e enviá-lo à Assembléia Legislativa. No Parlamento, uma comissão especial avaliará os projetos e selecionará os 94 melhores. São considerados durante a seleção respeito ao formato do projeto de lei, correção gramatical, originalidade, exeqüibilidade e pertinência em relação ao tema do partido.

A data final para a entrega de projetos foi prorrogada de 12 para 19 de setembro de 2008.



O evento



As atividades começarão numa quinta-feira, 6/11, às 9h, com o credenciamento, check in e foto dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembléia, serão recepcionados pelo presidente da Casa e demais autoridades. Por volta das 18h, irão para o plenário Juscelino Kubitschek para um encontro a cargo da Secretaria Geral Parlamentar, onde serão dadas orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas. Após o jantar haverá reunião, de acesso restrito aos 94 deputados jovens e à equipe de apoio para a formação das três chapas que disputarão a eleição à Mesa Jovem. Na manhã de sexta-feira, 7/11, será aberta a sessão plenária, com chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da Mesa, apresentação e votação dos projetos por bloco partidário temático. A sessão deverá se encerrar por volta das 20h.

alesp