Da Tribuna


27/05/2010 18:51

Compartilhar:


Menos mentira, mais verdade



Pedro Tobias (PSDB) questionou a falta de investimentos do governo federal no município de São Paulo. O deputado também comentou as obras do PAC no município de Bauru que, segundo ele, não saíram do papel. "Apenas 1,6% do valor previsto foi investido de fato em áreas sociais pelo PAC", afirmou o parlamentar. Tobias afirmou ainda que todas as obras feitas pelos ex-governadores Geraldo Alckmin e José Serra podem ser comparadas com as do governo federal. O deputado pediu menos mentiras e mais verdades com relação aos projetos que são apresentados e valores destinados. (NS)



Inconstitucionalidade



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a recente declaração do secretário da Educação, Paulo Renato de Souza, à Folha de S. Paulo em relação à Lei 1.093/2009. De acordo com ele, o secretário reconheceu a inconstitucionalidade da lei e a necessidade de ajustes e pretende enviar outro projeto que modifique a lei vigente. "Essa lei foi um marketing do governo que prejudicou os professores, os alunos e a população", declarou. Também fez um apelo ao presidente Lula para que sancione o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que concede aumento de 7,6% para aposentados e pensionistas. (NS)



Audiências do Orçamento



Donisete Braga (PT) comentou a realização da 9ª audiência pública da comissão de Finanças e Orçamento no município de São Bernardo do Campo nesta quinta-feira, 27/5. Apesar de reconhecer a importância das audiências para ouvir a população, o deputado lamentou que o governo atenda, na proposta orçamentária, muito poucas das reivindicações apresentadas. "Ainda falta uma política de ouvir de forma mais democrática as regiões administrativas", declarou. (NS)



Hospital Regional



Ed Thomas (PSB) destacou a entrega de uma nova ala no Hospital Regional, que abrange a região do leste paulista. De acordo com o deputado, o local é o 2º em atendimento no Estado de São Paulo, sendo superado somente pelo Hospital das Clínicas. Thomas elogiou o trabalho desenvolvido pelo Frei Francisco, ressaltando que o HR mantém um projeto de assistência à saúde mental. Ele fez apenas uma ressalva: "Precisamos de mais vagas". Além disso, o deputado enfatizou a necessidade de mais investimentos no hospital, principalmente pela grande abrangência dos serviços, que atendem milhares de pessoas de diversos municípios da região. (TB)



Leigos especialistas



Em época de eleições, todos se "especializam" na questão da segurança pública, segundo o deputado Conte Lopes (PTB), ao citar as declarações do candidato à presidência José Serra, que pretende criar o Ministério da Segurança Pública, e da candidata Dilma Roussef, que afirmou que pretende combater o crack: "Só se fala em segurança pública em ano de eleições", afirmou. Lopes destacou o trabalho da PM paulista, que registra 15.000 ocorrências diariamente: "A polícia de São Paulo continua trabalhando", disse. Para Lopes, em época de eleições, muitos leigos falam sobre segurança pública sem real vivência na área. (TB)



Ataque gratuito



Rui Falcão (PT) criticou as declarações do pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, que afirmou ontem que o governo da Bolívia é "cúmplice" do tráfico de cocaína para o Brasil. De acordo com o deputado, este tipo de declaração colide com a diplomacia política, além de se tratar de acusações "gravíssimas". Falcão ressaltou que a Bolívia é um mercado importante para o Brasil e que o tucano deveria ter mais "sobriedade, compostura e realidade do mundo". Ele classificou a atitude de investidade gratuita: "É inadmissível esse tipo de declaração". Ele também destacou a iniciativa do governo federal com projeto para combater o crack. (TB)



Orçamento 2011



Vanderlei Siraque (PT) falou sobre a audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento no ABC. De acordo com o deputado, as prioridades para a região do ABC são a criação de uma delegacia seccional para Mauá, além da criação de um Instituto Médico Legal (IML) na região. Já com relação ao âmbito estadual, Siraque enfatizou a necessidade de um novo plano de cargos, carreiras e salários para as polícias civil e militar. Ele também citou a necessidade de criação de um Plano de Segurança Pública para o Estado e um Plano Estadual sobre Drogas, ressaltando sua preocupação com a questão. (TB)

alesp