Santa Casa de Franca terá ressonância magnética


03/03/2011 17:00

Compartilhar:


O sinal positivo dado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao pedido de liberação de um aparelho de ressonância magnética, avaliado em R$ 1,6 milhão, para Franca vai expandir o atendimento desse tipo de procedimento na cidade e na região e ainda permitir economia. É o que avalia o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), responsável pela articulação política da solicitação desde junho de 2009 juntamente com a Santa Casa de Franca, que vai receber o equipamento.

Atualmente, a cota disponibilizada pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) VIII para Franca e as outras 22 cidades que compõem a regional é de dez procedimentos. "Essa é uma cota irreal, que na maioria das vezes está vinculada ao transporte de pacientes para muitos quilômetros de distância e que gera uma demanda reprimida de grandes proporções", afirma o tucano.

Ele acredita e defende que com o novo aparelho o número de exames vai aumentar em muitas vezes, atendendo verdadeiramente as requisições, sem necessidade de complementação por parte dos municípios e da Santa Casa.

Há cerca de duas semanas, o deputado Roberto Engler está agendando encontro com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, na capital, para tratar da liberação do aparelho de ressonância magnética. Engler e diretores da Santa Casa vão, agora, utilizar o encontro para estipular prazos para a compra e para chegada do equipamento a Franca.



rengler@al.sp.gov.br

alesp