Portadores do vírus da Hepatite B deverão participar de estudo com novo medicamento


31/10/2000 18:33

Compartilhar:


A deputada Mariângela Duarte (PT), autora do Projeto de Lei 906/99, que institui a Semana de Prevenção e Combate às Hepatites, foi informada pela Transpática, entidade do Estado de São Paulo que congrega portadores de vírus das hepatites e transplantados do fígado, que um novo medicamento voltado para o tratamento da hepatite está em fase de experimentação. Segundo Sidnei Moura Nehme, da Transpática, novos compostos análogos nucleotídios, semelhantes à lamivudina, estão sendo desenvolvidos e alguns já se encontram em fase de estudo, com a possibilidade de tratamento daqueles pacientes que se tornaram resistentes à lamivudina.

Trata-se do medicamento entecavir que, em ensaios clínicos anteriores, mostrou-se muito eficaz. A Transpática está solicitando que pacientes portadores do vírus B, que queiram participar de estudo clínico internacional com o remédio, sejam encaminhados ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Os interessados em participar deverão entrar em contato com o Instituto pelo telefone 3061-5633, ramal 315, para saber se possuem as características necessárias para fazer o estudo clínico.

(mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6553/6548)

alesp