Deputado critica abandono das ferrovias


16/08/2005 16:15

Compartilhar:


Àreas pertencentes à Rede Ferroviária Federal estão sendo reivindicadas pelo prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, para utilização pelo município, a exemplo do que já ocorre com o terreno ocupado pela feira livre.

O estado de abandono a que foi relegada a Rede Ferroviária Nacional, especialmente o descaso da Novoeste com a linha que corta o município de Penápolis, foi denunciado pelo deputado Ricardo Castilho (PV) ao participar nesta semana de programa na TV Assembléia.

"Além do perigo constante nas travessias das linhas, há outras questões que colocam em risco a população", afirmou o parlamentar que, além de ser membro das comissões técnicas de Saúde, Meio Ambiente e Assuntos Internacionais e da Corregedoria da Casa, ocupa a terceira secretaria da Mesa Diretora.

Ao longo de toda a extensão dos trilhos e dormentes, que raramente passam pela necessária manutenção, o mato é abundante. A falta de cuidados propicia a proliferação de roedores e insetos nocivos à saúde, provoca poluição ambiental, facilita a ocorrência de acidentes e permite que marginais escondem produtos roubados. A linha é de propriedade da Rede Ferroviária Federal, mas sua manutenção, bem como das áreas adjacentes, é de responsabilidade da concessionária Novoeste.



rcastilho@al.sp.gov.br

alesp