Seminário debate turismo estudantil nas estâncias


16/06/2005 20:57

Compartilhar:

Seminário "Turismo Estudantil nas Estâncias" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TUR ESTUDMESA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Donisete Braga afirmou que o encontro é um estímulo para cobrar do Executivo a destinação de verbas que o Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade) não tem repassado às estâncias.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TURESTDONI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao avaliar o seminário "Turismo Estudantil nas Estâncias", realizado na manhã desta quinta-feira, 16/6, no Auditório Teotônio Vilela, o deputado Donisete Braga (PT) afirmou que o encontro é um estímulo para cobrar do Executivo a destinação de verbas que o Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade) não tem repassado às estâncias.

Seria esta, segundo o parlamentar, uma das formas de viabilizar a execução do Projeto de Lei 472/2004, de sua autoria, cujo objetivo é instituir o programa "Albergue: Turismo Estudantil". O projeto prevê que, durante as férias escolares, as escolas públicas das 65 estâncias turísticas do Estado sejam transformadas em albergues escolares.

Seminário

Marcado pela presença de alunos de cinco escolas estaduais da Estância de Ribeirão Pires, o público surpreendeu ao relatar o mau estado de conservação de suas escolas, além de histórias viagens frustradas por falta de dinheiro.

Na última cadeira, no fundo do plenário, com vivo interesse na explanação dos palestrantes, a estudante de 15 anos, Tuanny Mendonça, afirmou que gostaria muito de viajar com outros estudantes de sua idade. "Viajar é bom porque aprendemos muitas coisas. E, com a aprovação do projeto, teremos oportunidade de conhecer nosso Estado", declarou.

A mais jovem componente da mesa de trabalho era Renata Petta, estudante de Psicologia da PUC de Campinas, ex-presidente da União Estadual dos Estudantes e representante da UNE, disse que o projeto tem seu ponto alto quando democratiza o lazer dos jovens estudantes, além de ampliar a formação sócio-cultural. Os jovens, alerta, convivem em um mundo de violência, tanto que 70% da população carcerária é formada por pessoas entre 18 e 30 anos. A aprovação do projeto, afirma, é importante para o Estado consolidar uma política para a juventude; para as estâncias, que serão mais divulgadas pelos jovens turistas; e para o estudante, que é o grande beneficiado. "Reitero meu apoio à iniciativa e espero que a medida logo seja estendida a todo o país", afirmou.

Participação dos governos

Wilson Padula, representando o secretário estadual da Juventude, Lars Grael, declarou que a Secretaria está disposta a firmar parcerias para viabilização do projeto, que é uma forma de descentralizar o acesso ao turismo estudantil. Padula ressaltou que os projetos nessa linha precisam da parceria dos municípios, além das demais Secretarias de Estado.

As dificuldades financeiras pela falta de recebimento de recursos do Dade e suas conseqüências, como a exclusão social, foram relatadas pelo prefeito de Embu, Geraldo Leite da Cruz, que ressaltou a necessidade de se fazer intercâmbio com outras prefeituras e escolas para que o projeto funcione como fator de inclusão social. Cruz relatou a experiência "Conhecer o Mar" que, em decorrência da parceira entre as prefeituras de Embu e de Santos, possibilitou aos estudantes viajarem ao litoral.

Já Malu Gandra, conselheira do Conselho de Cultura de Paz do Legislativo paulista (Conpaz) " que congrega representantes do Executivo e da sociedade civil e tem como base o desarmamento, a democracia e os direitos humanos " declarou o apoio do conselho ao projeto do deputado Donisete Braga. "Turismo pedagógico é inclusão. É tornar o lazer acessível a todas as pessoas. Este projeto de lei humaniza os jovens e deixa à disposição das pessoas o que é delas".

Opinião de uma alberquista

Alberguista desde a implantação do movimento no Estado pelo governo Montoro, em 1984, Maria José Giaretta, mestre em turismo pela USP, docente na PUC e autora do livro "Turismo da Juventude" fez a apresentação inicial do seminário destacando o enriquecimento de vida que o estudante adquire viajando.

Para Maria José, este tipo de proposta terá sucesso com a união de esforços dos municípios e do Estado, especialmente por meio das secretarias de Educação, Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Juventude.

"As escolas terão de ser adaptadas para comportar os alojamentos", ressalvou Maria José. "Entre outras medidas que devem ser tomadas pelo Legislativo e principalmente pelo Executivo está a reestruturação do turismo no Brasil, que não atende nem 1% desta faixa etária", afirmou. O turismo estudantil foi o principal tema de sua dissertação de mestrado sobre o mapeamento do turismo da juventude.

alesp