As fragilidades da Região Metropolitana de Sorocaba


19/08/2009 10:27

Compartilhar:


Sorocaba completou 355 anos de vida. Homenagens e projeções para seu futuro estiveram presentes nas comemorações. Um dos temas abordados nos discursos foi a criação da Região Metropolitana. Muitos políticos não só a defendem, como lutam por sua concretização.

Pela proposta, 17 municípios integrariam a Região Metropolitana, tendo Sorocaba como a cidade central. Mas a criação deste sistema contribui efetivamente para o desenvolvimento de Sorocaba?

Trabalhar por esta cidade significa investir em infraestrutura e educação, imprescindíveis para um crescimento duradouro. No entanto, desenvolver Sorocaba significa, também, desafogá-la, trabalhando pelos 79 municípios que compõe a região administrativa de Sorocaba.

As cidades vizinhas precisam se desenvolver, conquistar sua independência, aumentando a autoestima de sua população. A criação da região metropolitana está na contramão dessa necessidade. Promover a concentração de serviços públicos e de infraestrutura em uma única cidade é colocar em xeque o crescimento sustentável de toda uma região com potencial.

Região Metropolitana é sinônimo de crescimento anômalo sem planejamento, com consequente desequilíbrio ambiental. Nesta data comemorativa, meu pedido na hora de cortar o bolo foi por um crescimento que preze a equidade e sustentabilidade de todos os municípios que compõe a região de Sorocaba.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp