Romaria de Aparecidinha está no calendário oficial do Estado


14/12/2009 14:53

Compartilhar:


O Projeto de Lei, que inclui a Romaria de Aparecidinha no calendário turístico oficial do Estado de São Paulo, foi publicado no Diário Oficial, em 9/12. De autoria do deputado Hamilton Pereira (PT), o projeto originou a Lei 13.860. Agora, o Poder Público estadual reconhece oficialmente a manifestação religiosa que chega a reunir mais de 70 mil pessoas no santuário localizado em Sorocaba.

A Romaria de Aparecidinha é realizada todos os anos em 1º de janeiro e no segundo domingo do mês de julho. Segundo Hamilton Pereira, a demanda chegou ao seu mandato através de moradores da região dos bairros de Aparecidinha, Vila Amato, Jardim Josane, Mato Dentro, Rancharia e Vinte e Cinco. "Os habitantes daquela região preocupam-se com a falta de estrutura dos bairros para receber número tão grande de pessoas, na ocasião da Romaria", explica o deputado. "E a oficialização do evento possibilitará a reivindicação de recursos junto ao governo do Estado", completa.

O projeto já foi apresentado ao pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, padre José Antonio Leite de Oliveira, e, em 22/5, também recebeu apoio do bispo da Arquidiocese de Sorocaba, Eduardo Benes Sales. A instalação de um posto para acolhimento de romeiros em Aparecidinha é apontada pelo pároco de Aparecidinha como um sonho. "Recebemos pessoas de outros municípios e até de outros estados, além de haver frequência, durante o ano, de pessoas que não puderam participar da romaria nos dias oficiais", defende o padre José Antônio.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp