Deputado participa de reunião com representantes do Judiciário em Sorocaba


05/11/2008 10:10

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) participou, no dia 31/10, de reunião no fórum de Sorocaba. Chamado pelo diretor, Hugo Maranzano, o encontro debateu as dificuldades orçamentárias e a falta de servidores do Poder Judiciário paulista. Além de Hamilton Pereira, participaram os deputados Maria Lúcia Amary e Rodolfo Costa e Silva, ambos do PSDB, o presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), Nelson Calandra, o juiz Elias Themer e Mauricio Carlos Queiróz, presidente da Affocos (Associação da Família Forense da Comarca de Sorocaba), representando os funcionários.

Os relatos mostraram uma situação grave em que houve grande aumento da demanda, novas varas foram criadas, mas o número de funcionários diminuiu em função de aposentadorias. O número de processos passa dos 20 mil. Queiróz, representante dos servidores, falou que "funcionários estão adoecendo por causa da pressão e da sobrecarga de trabalho". Muitos juízes têm levado trabalho para casa para poder dar conta da quantidade de processos.

Hamilton explicou que o orçamento do estado para 2009, enviado pelo governo Serra para a Assembléia Legislativa, diminui proporcionalmente a participação do Judiciário, de 4,8% do total em 2008 para 4,26% em 2009. "O orçamento total do estado para o ano que vem, em relação ao deste ano, subiu 19,9%, enquanto o do Judiciário se elevou em apenas 6,33%". Por isso, disse o parlamentar, "é importante que os juízes e todos aqueles ligados ao Judiciário se organizem para que, junto com os deputados, consigamos melhorar as condições de funcionamento deste poder fundamental na democracia".

Segundo alguns juízes e o próprio diretor Maranzano, só o fórum de Sorocaba necessita hoje de mais 60 servidores, para poder atender a população.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp